O nervo mediano possui também uma importante função na inervação sensitiva para grande parte da pele da face palmar da mão e a pele do polegar, indicador, dedo médio e parte lateral do dedo anelar.
Os músculos tenares são capazes de vários movimentos do polegar; abdução, adução, flexão e oposição.
Por incrível que pareça, os dedos da mão humana não possuem músculos. Ou melhor, os dedos possuem pequenos músculos que estão conectados aos pelos daquela região, deixando-os em pé durante um arrepio, por exemplo.
Teste do nervo radial: Para testar a parte motora, solicite ao paciente para realizar extensão do punho e dedos, opondo-se resistência. Haverá paralisia ou fraqueza dos extensores.
Introdução: As lesões traumáticas do nervo radial podem ocasionar a disfunção de membros superiores devido à incapacidade de extensão do cotovelo, punho, mão e dedos, cujo resultado depende da gravidade da lesão, técnica cirúrgica, causa do trauma e tempo de cirurgia.
A neuropatia ulnar, ocorre por causa da paralisia e perda muscular do nervo ulnar e leva a pessoa a perder sensibilidade e força no braço ou no punho. Esta condição acontece devido a um processo inflamatório que danifica o nervo e provoca dificuldade de movimentação ou atrofias no cotovelo, braço e dedos da mão.
Os neurônios são considerados a unidade básica do sistema nervoso. Estas são as verdadeiras células condutoras do tecido nervoso, as responsáveis pela recepção e pela transmissão dos impulsos nervosos sob a forma de sinais eléctricos. Estas células não têm a capacidade de se regenerar.
Os tecidos celulares que não se regeneram são aqueles encontrados no tecido nervoso, os quais possibilitam que apenas a divisão celular se mantenha em um estado G0, de forma que pare no meio da divisão celular.
O fígado ainda elimina tudo aquilo de que o corpo precisa se livrar: toxinas, microorganismos e células sanguíneas desgastadas que já não funcionam adequadamente. Mas com as mudanças de comportamento associadas à vida moderna, o fígado é um órgão cada vez menos preservado.