L. A Hortelã-pimenta (Mentha x piperita) é uma hortelã híbrida obtida do cruzamento (reprodução sexuada - troca genética) entre Mentha aquatica e Mentha spicata . É usada popularmente como descongestionante nasal, antigripal, vermífuga, digestiva e analgésica.
Menta e hortelã são nomes populares usados para designar espécies que pertencem a um mesmo gênero, chamado Mentha. Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero. O mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata.
A hortelã-pimenta, de sabor mais acentuado, é indicada para chá; mais cítrica e refrescante, a hortelã-limão é boa para bebida gelada; mais sutil, a hortelã-maçã vai bem em saladas; e a hortelã-abacaxi, por ser uma das menos invasivas, pode crescer ao lado de outras plantas.
A Malva pode ser ingerida em forma de chá, para o tratamento de infecções, prisão de ventre, aftas, bronquite, catarro, dor de garganta, rouquidão, faringite, gastrite, irritação dos olhos, mau hálito, tosse e úlcera ou em cataplasma com as folhas e flores amassadas, para tratar picada de insetos, feridas, abcessos ou ...
Conhecida comumente como erva-de-colégio, erva-grossa e sussuaiá, Elephantopus mollis Kunth (Asteraceae) é uma espécie herbácea perene, de base sublenhosa, ramos curtos e flores arroxeadas. Suas folhas são empregadas como emoliente, resolutivo, sudorífico e no tratamento de bronquite, tosse e gripe na medicina popular.
Família: Solanaceae Fitoterapia: Na medicina popular é utilizada como calmante e diurética. Na cultura dos índios guaranis, é utilizada em infusão das folhas e raízes no combate à dor de dente. É também utilizada para combater o amarelão nos animais.
✓Modo de usar: - Infusão: 1 colher de sopa de folhas secas em 150mL água quente. Fazer bochechos três vezes ao dia; - Tintura a 10%:bochechar três vezes ao dia com 2,5 a 5mL da tintura diluídos em 75 mL de água.
Entre as receitas de remédio para dor de dente, destacamos:
Uma excelente solução natural para dor de dente é massagear o local com óleo essencial de cravo-da-índia pois ele possui propriedades antissépticas que podem ajudar a limpar o local e diminuir a dor.
Para usar o alho pode-se cortar um dente de alho ao meio e aplicar com a parte cortada diretamente contra a gengiva do dente afetado ou, então, colocar o dente de alho sobre o dente dolorido e mastigar o alho. No final, para retirar o cheiro de alho, pode-se lavar os dentes ou enxaguar com um elixir, por exemplo.
Se o dente dói e sua gengiva está inchada, enxaguar a boca com água morna salgada pode oferecer algum alívio. Adicione duas colheres de chá de sal para um copo de água morna. Bocheche a mistura em sua boca e depois cuspa.
Mais artigos