WinZip
Arquivos zipados (compactados) ocupam menos espaço de armazenamento e podem ser transferidos para outros computadores mais rapidamente do que arquivos não compactados. No Windows, você trabalha com arquivos e pastas compactados da mesma forma que trabalhar com arquivos e pastas descompactados.
Descompactar arquivos
A única vantagem de efetuar a compactação de arquivos é justamente como o próprio nome já diz, "compactar" assim diminuindo o tamanho real do arquivo.
Compactação é o processo no qual se diminui o tamanho do vídeo, agilizando o seu armazenamento e a sua transmissão. Existem dois tipos de compactação: a lossless (sem perda) e a lossy (com perda). Na compactação lossless, todos os dados são mantidos no vídeo, porém em tamanho reduzido.
O windows 10 consegue compactar e descompactar arquivos no formato . zip.
ZIP são pastas compactadas que podem ser extraídas com programas estilo Winrar. ISO são espelhos de arquivos que podem ser montadas para execução em CDs, DVDs ou drive virtual.
Dentre os mais famosos estão: ZIP, RAR, TAR, 7Z, BZ2,CAB, DEB, RPM e muitos outros. O Portal Baixaki já realizou uma comparação entre os dois principais compactadores de arquivos: WinZip e WinRAR.
O formato de arquivo RAR possui a função específica de comprimir arquivos. Assim, os documentos compactados ficam consequentemente menores, aperfeiçoando o processo de compartilhamento e fazendo com que qualquer arquivo ocupe menos espaço em seu computador, por exemplo.
Ele é usado para distribuir arquivos de vídeo e de áudio. Para descompactar ou restaurar um arquivo dividido no seu formato original, instale o WinRar (www.rarlab.com) em seu micro. Se encontrar um grupo de arquivos . rar na rede e quiser usá-los, faça o download dos pedaços e salve-os em uma mesma pasta.
zip e . rar são utilizados com grande frequência no compartilhamento de documentos. Normalmente, esses formatos ficam em tamanho menor para que o envio seja mais rápido. No entanto, para a leitura ou visualização do arquivo é necessário descompactá-lo com o WinRAR ou WinZip.
Com seu smartphone ou tablet, você pode criar, extrair e modificar arquivos compactados, com uma simplicidade enorme. Para isso, basta fazer download e instalar o aplicativo RAR, dos mesmos criadores do famosíssimo WinRAR.
Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção “Extrair Aqui”; Passo 3. O WinRAR vai ser aberto e começará o processo de extração dos arquivos que estão compactados; Passo 4.
Apesar de tanto o Winzip como o WinRAR serem aplicativos voltados mais para a plataforma Windows eles existem também em outros sistemas operacionais. E no quesito sistemas operacionais suportados, o Winzip é o vencedor, pois além da versão para o Windows, ele tem versões do programa para Mac OS X, Android e iOS.
WinZip
WinRAR
WinZip
O B1 Online Arquiver (online.b1.org/) é um dos sites mais simples para se descompactar arquivos. Basta selecionar o documento compactado em seu PC, esperar a descompressão e, depois, baixá-lo. Esse site aceita muitos tipos de arquivos, como o zip, rar, 7z, iso, rpm, taz e cbr.
rar . Para iniciar compactação selecione os arquivos ou a pasta que você quer comprimir, segure o botão shift clique nos arquivos que deseja compactar. Quando os arquivos estiverem selecionados clique com botão direito e entre na opção “Adicionar para o arquivo”.