O principal foco da biologia da conservação é a compreensão e a manutenção da diversidade genética, já que ela fornece o potencial adaptativo e evolutivo de uma espécie. Deste modo, o conhecimento da diversidade genética de uma espécie é primordial para as ações de conservação e manejo.
Objetivos da conservação A conservação da natureza consiste essencialmente em proteger as populações de espécies animais e vegetais, bem como preservar a integridade ecológica do seu habitat natural ou de substituição (como sebes, pedreiras, escombreiras, albufeiras ou outros habitats artificiais).
Quais as principais ameaças à biodiversidade? A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.
A biodiversidade garante a vida. A produtividade dos ecossistemas, a manutenção de ciclos como das águas e de nutrientes, bem como locais de refúgio de inimigos naturais de muitos insetos ou polinizadores se encontram em habitats preservados. A nossa identidade cultural também está ali preservada.
Pode ser feita com a preservação da natureza: reciclando ,não jogando lixo no chão ou na água e principalmente evitando queimadas, caça aos animais da fauna e a poluição do ar e da água, A importância da conservação no presente é para que os animais não entrem em extinção seja pelas queimadas, poluição das águas, caças ...
A palavra biodiversidade é formada da união do radical grego “bio” (que significa vida) mais a palavra “diversidade” (que significa variedade). Pode-se compreender, do termo "conservação", a manutenção dos recursos que constituem a terra, bem como os seres vivos que a compõem, dentre eles, o homem.
A biodiversidade é a exuberância da vida na Terra – diz respeito ao número de diferentes categorias biológicas (riqueza) da Terra e à abundância relativa destas categorias.
É uma matéria interdisciplinar que busca recursos em ciências naturais, sociais e na prática de gestão de recursos naturais, definida como o estudo científico da natureza e do estado da biodiversidade do planeta, com o objetivo de proteger espécies, seus habitats e ecossistemas das excessivas taxas de extinção e de ...
A Biologia da Conservação foi cristalizada como uma disciplina devido não somente ao crescimento da percepção de uma crise de extinção, mas também devido à percepção de uma lacuna entre biólogos ecologistas e manejadores de recursos e desenvolvida para combater a crise da biodiversidade, com dois objetivos principais: ...
Os ecossistemas são divididos em:
Atualmente, a biodiversidade é considerada em três níveis:
Principais grupos taxonômicos, do mais particular ao mais abrangente, são: espécie, gênero, família, ordem, classe, filo e reino.