Houve um homem cujo nome era Elcana… E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha. (1 Samuel 1:1-2)
“Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. (Efésios 6:12,13)
Tem problemas que nos tiram até a vontade de comer. Mas não perca seus hábitos. Não deixe que os problemas roubem o seu apetite pela oração. Seu apetite pela palavra. Sua fome de Deus. Orar, mergulhar na palavra e se consagrar são hábitos de uma vida cristã saudável. Então, não perca seus hábitos de FÉ, em nome de Jesus.
“E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. (1 Samuel 1:11)
“Do fruto da boca enche-se o estômago do homem; o produto dos lábios o satisfaz. A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto. (Provérbios 18:20,21)
“E LEVANTARAM-SE DE MADRUGADA, E ADORARAM PERANTE O SENHOR, E VOLTARAM, E CHEGARAM À SUA CASA, EM RAMÁ, E ELCANA CONHECEU A ANA SUA MULHER, E O SENHOR SE LEMBROU DELA. E SUCEDEU QUE, PASSADO ALGUM TEMPO, ANA CONCEBEU, E DEU À LUZ UM FILHO, AO QUAL CHAMOU SAMUEL; PORQUE, DIZIA ELA, O TENHO PEDIDO AO SENHOR. (1 SAMUEL 1:19,20)
Sabe por quê? Porque Quem vive pra humilhar as pessoas não entra pra história. Os frutos gerados com motivação errada não prosperam. Quem faz com segundas intenções não será abençoado por Deus.
Entretanto, não é tempo para comemorações. Nessas últimas semanas, a crise sanitária piorou consideravelmente por causa do COVID-19. O Estado de São Paulo está na fase Vermelha, entre os dias 06 e 19 de março. O número de mortos cresceu de forma assustadora nestes últimos dias. Noticias avassaladoras não param de chegar.
Nunca rejeite a bênção do homem de Deus! Eli era um sacerdote do Senhor, muito embora fosse reprovado por causa da conduta de seus filhos. Ele representava Deus e as palavras que saíssem de sua boca teriam poder de abençoar e amaldiçoar.
Jamais podemos dizer algo do tipo: “só vou orar quando estiver mais tranquilo, quando eu estiver menos agitado, ou menos angustiado”. Não! Quando eu estiver agitado, perturbado, então preciso derramar minha alma perante o Senhor.
O Senhor concedeu o desejo de Ana. Alegrou o coração da sua serva. Após isso, em mais uma atitude de gratidão ela põe o nome do menino Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. “Como é feliz o povo assim abençoado! Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!” (Salmos 144:15)
O Senhor ouviu o pedido de Ana, e concedeu-lhe um filho. Ela “deu o nome de Samuel, pois dizia: “Do Senhor o pedi” (1Samuel 1:20). O nome “Samuel”, na língua hebraica, significa “seu nome é Deus”. Aqui no texto, o nome hebraico shemu‘el (“Samuel”)está relacionado ao verbo sha’al, “pedir”. Samuel é o filho que foi pedido àquele cujo Nome é Deus.
O nascimento de Samuel não somente restabeleceu o sacerdócio e o profetismo em Israel, trouxe também o povo de volta ao Senhor. Ele foi um profeta tão poderoso que nenhuma de suas palavras deixou de se cumprir (ISm 3.19). Com o surgimento de Samuel Deus intencionava o estabelecimento da monarquia, e Samuel foi a peça chave para a consagração de Davi. O que Deus planejou no ventre de Ana? Gerar um homem segundo o seu coração para ungir um rei também segundo o seu coração (I Sm 2.35;13.14). O que Deus pode estar gerando através de nossas vidas através de tudo o que temos passado? Será que não seria hora de deixar de se importar com nossas Peninas e consagrar a Ele o melhor que temos?
Ana orava silenciosamente. Só seus lábios se moviam (v.12). O sacerdote Eli começou a observá-la, e erroneamente achou que ela estava bêbeda (v.13). Mas aquela mulher atribulada “só falava em seu coração” (v.13).
Ana foi até o Templo e se derramou diante do Senhor, ela se derramou de tal maneira que o próprio sacerdote não entendeu e interpretou erroneamente a sua atitude achando que ela estava embriagada.
Esse “fechou”, significa que Deus impediu do ventre de Ana gerar por um determinado tempo e propósito. O propósito de Deus era conceder a Ana um nascimento sobrenatural. Era fechar para abrir através de um milagre. O menino já nasceria com testemunho pra contar.
Cântico de Ana é um poema de louvor a Deus, que interrompe a sequência de texto em prosa dos Livros de Samuel. Conforme o relato bíblico, o poema (1 Samuel 2, 1-10), foi uma oração de Ana, em gratidão a Deus pelo nascimento de seu filho, Samuel. Ele é muito semelhante ao Salmo 113.
Hophni
Ela não pensava em como Ana se sentia, sua tristeza em não conseguir engravidar, em ver outros filhos do seu marido crescendo, menos os seus. Em vez de Penina ajudar Ana, tornar-se sua amiga e oferecer seu ombro, ela zombava e agredia verbalmente quem estava precisando de ajuda.
Ana era a esposa preferida de Elcana. A tradição judaica diz que ele se casou primeiro com Ana e alguns anos depois com Penina. Seja como for, Penina tinha muito ciúme de Ana e sempre encontrava um jeito de fazer sua rival sofrer.
VIGILANCIA NA ADORAÇÃO Sabemos que a oferta que Elcana oferecia todos os anos em Silo é o sacrifício pacífico porque é o único sacrifício de que o ofertante e a sua família podiam comer. Havia cinco ofertas principais, cada uma apresentando um aspecto diferente do sacrifício do senhor Jesus.
Significado de Penina substantivo feminino Mineral monoclínico do grupo das cloritas, em que prevalece o silicato de magnésio. Etimologia (origem da palavra penina). Pena + ina.
Relato bíblico Muitas traduções e comentários (inclusive a Tradução Brasileira da Bíblia, utilizada aqui) citam explicitamente que ela tinha oitenta e quatro anos de idade. O texto em grego é ambíguo e pode significar que ela tinha oitenta e quatro anos ou que foi uma viúva por este período.
Entre 4 a 6 anos de idade foi levado ao templo por seus pais para ser consagrado ao serviço sacerdotal. 3. Em 2.
Ana (mãe de Samuel)
Isso acontece para os humanos entre os 5 e os 7 anos de idade.
De acordo com as escrituras Samuel era ainda pequeno quando ouviu o Senhor lhe chamar, num tempo em que a Palavra do Senhor era muito rara e e visões não eram frequentes. Certa noite ouviu uma voz “Samuel, Samuel” e acordou, foi até Eli e disse “Eis-me aqui, pois me chamaste”.
Significado de Desmamado substantivo masculino Animal ou aquele que deixou de receber a amamentação. Etimologia (origem da palavra desmamado).
180 anos
Entre o nascimento de Isaque e a morte de Sara houve um intervalo de 37 anos, tempo suficiente para que refletisse na aventura de sua vida com Deus. Ficou envergonhada do tratamento que dispensou a infortunada Agar? Lembrou-se de ter rido quando Deus disse a Abraão que teria um filho aos 90 anos?
75 anos de idade
E nessa época Sara terá um filho". Não existe o impossível para que as promessas de DEUS sejam alcançadas e derramadas em nossa vida. É necessário crer e aguardar, jamais duvidar. Abraão tinha cem anos de vida quando a promessa do Senhor foi cumprida em sua vida.
Deus, então, sela duas alianças com o patriarca. ... Até aquele momento, o nome do patriarca era Abrão, que significa “pai elevado” ou “pai erguido”. A partir daí, Deus o chama de Abraão, “pai de uma multidão”. Para simbolizar a dimensão do acordo entre ambos, Deus também muda o nome de Sarai para Sara.
Tem o sentido de um sinal da aliança entre Deus e Abraão e seus descendentes e de um rito de inserção no povo eleito. Deus terá tornado obrigatória a prática da circuncisão masculina para Abraão, um ano antes de nascer Isaque.
A circuncisão fazia referência à aliança que Deus havia feito com o povo de Israel e mostrava que aquela criança estava inserida nesse propósito. O corte na carne não significava muito se aquela criança – que mais tarde se tornaria um adulto – não vivesse conforme as leis de Deus.
A circuncisão masculina é uma prática com potencial de reduzir em até 60% os casos de transmissão do vírus HIV, especialmente nas relações sexuais entre homens e mulheres.
Brit milá (em hebraico: ברית מילה, literalmente "aliança da circuncisão"), também chamado de bris milá (na pronúncia asquenazi) é a cerimônia religiosa dentro do judaísmo na qual o prepúcio dos recém-nascidos é cortado ao oitavo dia como símbolo da aliança entre Deus e o povo de Israel.