O Livro de Jonas foi escrito entre 500 e 400 a.C, descrevendo eventos de centenas de anos antes, no reinado do rei hebreu Jeroboão II (786-746 a.C).
Relato bíblico. Jonas é o personagem central do livro de Jonas, no qual Deus ordena que ele vá à cidade de Nínive para profetizar contra ela "porque a sua maldade subiu até a minha presença", mas Jonas, em vez disso, tenta fugir da "presença do Senhor" indo para Jope e navegando para Társis.
Jonas, na Bíblia Hebraica, é um profeta do norte do reino de Israel que viveu por volta do século VIII a.C. Ele é a figura central do livro de Jonas, no qual ele é chamado por Deus para viajar até Nínive e alertar seus moradores do iminente castigo divino.
Ninive: Significado “da cidade de Nínive”; “bela, adorável”. A origem do nome Nínive ou Ninive (sem acento) é desconhecida. Embora tenha chegado até nós através do latim, e que seja citado na Escritura Sagrada como o nome de uma cidade, não é possível confirmar qual o seu étimo.
No tempo de Jonas somente circundando toda a África e entrando pelo Golfo Pérsico é que o peixe poderia ter vomitado Jonas na beira do rio. Então, o mais provável é que Jonas tenha sido vomitado numa das praias do Mediterrâneo e tenha seguido a pé até Nínive.