Carpelos são folhas modificadas presentes no interior de flores. Elas formam uma estrutura onde a semente é desenvolvida e, após a fecundação, transformam-se em fruto. Os carpelos são folhas modificadas que formam o verticilo mais interno da flor, o gineceu, onde estão contidos os óvulos.
Ovário: porção inferior e dilatada do carpelo que envolve e protege os óvulos, os quais estão conectados ao ovário por meio de uma estrutura chamada funículo. Após a fecundação da flor, o ovário irá desenvolver-se em fruto, e o óvulo dará origem à semente.
Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas:
Um dos compoentes dos verticilos florais é o gineceu, estrutura que constitui o sistema reprodutor feminino, formado pelo pistilo ou carpelo. O pistilo é caracterizado como a estrutura constituinte do gineceu e é formado por uma ou mais folhas modificadas, que se fundem originando duas partes: Não pare agora...
O pistilo é um órgão sexual feminino de vegetais do grupo angiosperma. Dentre os órgãos compostos pelo pistilo podemos citar o estigma, estilete e ovário. Esta parcela da flor é também chamada de gineceu e é responsável pela reprodução das flores.
Sépala: Folhas modificadas, geralmente de coloração verde, localizadas abaixo das pétalas e com função de proteger o botão floral enquanto ainda não abriu; ... Inserem-se logo após as sépalas. Carpelo: Também chamado de pistilo, é a parte reprodutiva feminina, geralmente localizada no centro da estrutura floral.
Transporte do pólen A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc.) que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por fatores ambientais (através do vento ou da água).
Polinização: Nas gimnospermas, a polinização é, basicamente, realizada pelo vento. ... As plantas que possuem polinização anemófila geralmente produzem uma enorme quantidade de pólen. Isto ocorre, pois, este tipo de polinização é errante, não dirigida e, dessa maneira, perdem-se muitos grãos de pólen no ambiente.
Tais seres vivos, ao entrarem em contato com várias flores de uma mesma espécie, propiciam o encontro de grão-de-pólen com estruturas reprodutivas femininas. Assim, a polinização das angiospermas não ocorre unicamente pela ação do vento, como nas gimnospermas.
E como as abelhas fazem a polinização? Ao pousar de flor em flor, elas usam os muitos pelos que possuem em seu corpo para coletar o seu pólen, o qual elas transportam depois para outras flores. Isso torna esses insetos importantes polinizadores.
anemofilia
Ornitofilia: Quando o pólen é transportado por aves. Nesse tipo de polinização destaca-se o beija-flor. Quiropterofilia: Quando morcegos são agentes polinizadores.
Os polinizadores são agentes que garantem a reprodução das gimnospermas e das angiospermas pelo transporte de pólen. Sem esses agentes, a biodiversidade estaria ameaçada. A polinização pode ser definida como o transporte de pólen do local onde é produzido até a parte feminina da planta.
Os tipos gerais de polinização são os seguintes:
Agentes polinizadores
Agentes polinizadores são os responsáveis pela propagação do pólen, logo, pela reprodução de algumas plantas. Temos: animais/insetos, vento e água como agentes. Abraços!
Animais que carregam o pólen (direta ou indiretamente) das flores, da parte masculina até a feminina fazendo assim a polinização. eles carregam muitas vezes dem querer, em outras para se alimentarem dele, e acabam por dar ciclo à polinização da flora.
Assim como os seres humanos, muitas plantas precisam de elemento macho e de elemento fêmea para “procriar” ou produzir uma nova semente. ... O pólen tem que encontrar o seu caminho até um pistilo e descer até alcançar o ovo para fazer uma nova semente. É para isso que serve a polinização: para fazer sementes!
é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos) através dos grãos de pólen(espermatozoides das plantas) que estão localizados nas anteras de uma flor , para o receptor feminino (estigma) de outra flor (da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma.
A polinização das angiospermas mais cobrados em provas são: Anemofilia (vento) Hidrofilia (Água), Entomofilia (insetos), Onitofilia (Aves), Quiroptelofilia (morcegos), Malacolofilia (Moluscos), Antropofilia (Homem).