Para construir um país mais igualitário e inclusivo, Brasil precisa investir 10% do PIB na Educação. No Brasil, existem cerca de 84 milhões de brasileiros em idade escolar. ... Entre elas, a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que reúne 20 metas educacionais que o país deverá atingir num prazo de dez anos.
Mas na prática, o que realmente isso quer dizer? Segundo Beatriz, isso quer dizer que é o local com a menor disparidade entre homens e mulheres em relação ao acesso a educação e saúde, nível de remuneração e à atuação na vida política do país. Ou seja, as mesmas oportunidades e mesmo direitos entre homens e mulheres.
Além disso, destaca-se que os efeitos negativos das desigualdades não se restringem às pessoas mais pobres. Nas sociedades mais igualitárias, não apenas os pobres são beneficiados, mas a população em geral.
Igualitarismo, em filosofia política, é uma doutrina que defende a igualdade de direitos e oportunidades, para todos os seres humanos, tanto no âmbito político como no âmbito econômico e social. ... É a exigência de que o nascimento, relações familiares ou riqueza não influenciem aqueles que aplicam a lei aos cidadãos.
O artigo 5º, caput, da Constituição Federal assegura mais do que uma igualdade formal perante a lei, mas, uma igualdade material que se baseia em determinados fatores. O que se busca é uma igualdade proporcional porque não se pode tratar igualmente situações provenientes de fatos desiguais.