Se a molécula possui duas duplas ligações, possui também duas zonas de repulsão, que tendem a se afastar uma da outra, fazendo com que a molécula assuma a disposição geométrica linear, conforme a seguinte figura: Representação esquemática da molécula de dióxido de carbono, que apresenta geometria linear.
Possui geometria linear (molécula apresenta um ângulo de 180o); Suas moléculas são apolares (não apresentam polo positivo e negativo); Sua massa molar é 44 g/mol; Suas moléculas interagem entre si por dipolo induzido (força intermolecular que ocorre entre moléculas apolares).
O nome dado a Geometria Molecular do Gás Carbônico é Linear.
O dióxido de carbono ou CO² ( GÁS CARBÔNICO ) é essencial à vida no planeta. Visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese - processo pelo qual os organismos fotossintetizantes transformam a energia solar em energia química.
O gás carbônico compõe apenas 0,03% do ar. Ele aparece na atmosfera como resultado da respiração dos seres vivos e da combustão. É a partir do gás carbônico e da água que as plantas produzem açucares no processo da fotossíntese. ... Esse gás carbônico é retirado da atmosfera pelas plantas durante a fotossíntese.
Plantas e algas são famintas por carbono Assim, uma das respostas mais básicas para o aquecimento global é o plantio de florestas. De acordo com um estudo publicado no periódico Science, plantar 1 trilhão de árvores pode retirar dois terços do carbono liberado na atmosfera desde a Revolução Industrial.
Assim, dependendo da quantidade de oxigênio utilizada durante o processo de combustão, a queima costuma ser classificada como completa ou incompleta. Na combustão completa, o combustível utilizado irá reagir totalmente com o oxigênio, liberando dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), além de água (H2O) e calor.