O tolueno é um líquido incolor com um odor característico. Ocorre na forma natural no petróleo e na árvore tolú.
Estrutura e Fórmula O tolueno, também conhecido como metilbenzeno, é um composto químico orgânico. É classificado como tal devido à presença de átomos de carbono (C) em sua fórmula química, C7H8. Você pode notar que a fórmula química do tolueno (C7H8) possui sete átomos de carbono (C) e oito átomos de hidrogênio (H).
Benzeno (benzene em inglês) é um líquido incolor, inflamável e com um aroma doce. ... Na natureza, o benzeno é liberado por processos naturais, como o vulcanismo e as queimadas, mas a maior parte da liberação de benzeno provém da atividade humana.
Os compostos aromáticos são hidrocarbonetos que apresentam um ou mais anéis benzênicos em sua molécula. O anel benzênico (ou anel aromático), representado pela fórmula C6H6, é uma estrutura cíclica muito estável, que se caracteriza pela alternância de ligações simples e duplas entre os carbonos.
Também chamados de arenos, os Compostos Aromáticos são hidrocarbonetos que possuem um ou mais anéis benzênicos. Os arenos possuem a polaridade baixa, fazendo que sejam insolúveis em água, mas são solúveis em solventes apolares, como o éter e tetracloreto de carbono, etc.
Para serem classificados como aromáticos, os compostos devem ser cíclicos, insaturados, totalmente conjugados e planares, além bastante estáveis à energia de estabilização por ressonância.
No furano, o átomo de oxigênio é hibridizado sp². Um par de elétrons π não está no sistema e os outros estão no plano do anel (análoga à ligação C-H em outras posições). Há 6 elétrons π, então o furano é um composto aromático. ... Esta é uma importante forma de detecção de aromaticidade.
Naftaleno: hidrocarboneto aromático composto por duas estruturas aromáticas que apresentam uma ligação dupla e dois átomos de carbono em comum. Sua fórmula molecular é C10H8. Antraceno: substância formada por três estruturas aromáticas.
A Naftalina, de fórmula molecular C10H8, é um repelente natural que já foi vastamente utilizado por donas de casa em armários e gavetas. Traças e baratas são repelidas pelo vapor que esta substância exala, sendo assim, as roupas guardadas próximas à naftalina ficam protegidas do ataque destas pragas.
Uma das principais formas de obtenção do naftaleno é a partir da destilação do alcatrão de hulha (um tipo de carvão mineral, também conhecido como carvão de pedra). Também é possível obtê-lo a partir do petróleo, porém, em quantidades mínimas, o que torna o processo inviável economicamente.
Considera-se a naftalina como um híbrido de ressonância de três estruturas canônicas.
A naftalina passa de seu estado sólido para o gasoso, através da sublimação.
- Dissolva o Bicarbonato de sódio e o vinagre na água; - Coloque a solução no frasco; - Mergulhe as bolinhas de naftalina na solução e observe.
Use apenas uma bolinha de naftalina por vez e não deixe a embalagem do produto aberta. Isso evita a dispersão do gás pelo ambiente. Envolva a bolinha da naftalina com um saquinho plástico e a mantenha no local mais isolado e distante possível do cômodo, evitando qualquer tipo de contato com pessoas e animais.
É muito comum que esse composto seja usado dentro de casa ou em escritórios. Isso porque mantém o ambiente livre de traças, de baratas e de outros bichos. Ele é colocado dentro de gavetas, de armários e até nos banheiros, mas é preciso fazer o uso correto, nunca retirando a bolinha da embalagem.
30 dias
O Naftaleno não é capaz de matar baratas ou traças, mas apenas mantê-los longe. O cheiro que é liberado quando a naftalina está se tornando gás incomoda bastante os insetos e faz com que eles se afastem de locais próximos ao foco daquele aroma.
- Fortes dores de cabeça, confusão mental e lesões no fígado e nos rins. - A exposição prolongada ao produto pode aumentar o risco de cataratas. O perigo pode ser ainda maior se porventura crianças confundirem as bolinhas brancas de naftalina com balas comestíveis.
Tudo o que você precisa é espirrar a substância diretamente nos insetos ou, no caso das baratas, rente ao chão (por baixo da barriga) e pronto! O produto tem um cheiro forte, mas ainda é bem menos tóxico que as pedrinhas de naftalina.
Misture um copo de açúcar com um copo de bicarbonato de sódio. As baratas são atraídas pelo açúcar e, ao comerem a mistura, o bicarbonato tratará de matá-las. Esse ingrediente utilizado para fazer sabão pode ser espalhado pela casa.
O veneno para baratas Mortein, da Rodox, sem dúvidas é uma das opções mais populares do país, já que ele é considerado um dos mais eficientes. Ideal para se livrar rapidamente de todo tipo de barata, desde as pequenas até as temidas baratas de esgoto, que podem transmitir muitas doenças ao ser humano.
A melhor solução é a limpeza com um pano umedecido em água e vinagre e a prevenção usando potinhos com cal. Produtos antimofo resolvem o problema, mas são caros e duram pouco. Não use lustra-móveis no interior de armários, pois a gordura é absorvida pelas roupas.
Confira 09 formas de se livrar das baratas no armário de cozinha
Confira 09 dicas de como acabar com baratas de esgoto
Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas
É importante manter os insetos longe da sua casa com algumas ações que você pode realizar rotineiramente:
Use o inseticida aerossol, aplique pequenos jatos de spray nessas fendas para desalojar as baratas germânicas ali escondidas. Embora o aerossol mate o inseto, o objetivo principal é ajudar a localizar onde as baratas estão se escondendo.
Entre as opções de inseticida natural que acabam com as baratas e você pode aplicar, estão: o pó de terra de diatomáceas, o ácido bórico e os produtos de limpeza que contenham Boro, que é o elemento químico utilizado para acabar as baratas e outros insetos no seu lar.
O preço cobrado pode variar até 95%, como no caso da dedetização contra baratas e formigas. Na empresa Insetisan, o pacote para um apartamento com dois quartos custa R$ 293. Na Bio Control Desinsetização, o mesmo serviço custa R$ 150.
Outra opção além do inseticida para matar formigas e baratas é preparar uma misturinha com água e detergente ou água e vinagre. Nesse caso, não é para ir diretamente no formigueiro, mas sim borrifar a solução nas formigas que estiverem andando pela sua casa ou começando a formar uma aglomeração.