O papel do missionário é levar outros a conhecer a Cristo através de seu exemplo de vida, de suas atitudes, de suas ações e de suas palavras. É promover a entrosagem do novo-crente em uma igreja local.
O Missionário é um pregador, é aquele indivíduo que exerce a pregação da sua fé. ... No Brasil, muitas igrejas foram implantadas e progrediram como resultado de trabalho missionário, como por exemplo a Igreja do Evangelho Quadrangular, Batista, Metodista, Assembléia, entre outras.
A ordem de Jesus aos seus seguidores é pregar o evangelho, curar os doentes e batizar os que creem: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. ... Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (At 3.
7 características de um chamado missionário
Dependendo da posição e da denominação, o ministro religioso pode ser chamado de pastor, reverendo, missionário, bispo, diácono (embora em algumas igrejas essa posição não seja de ministro), ancião e, recentemente, apóstolo. O rito de investidura do pastor é chamado ordenação ou consagração.
Ele tem a finalidade de servir no reino de Deus geralmente atuando nas igrejas e trabalha auxiliando o pastor, ajudando a manter a ordem, cuidando da rotina e das atividades. ... Pode ocorrer que uma pessoa chegue à Igreja pela primeira vez e, procurando por ajuda, acaba sendo recebida e aconselhada por um deles.
Significado de Obreiro substantivo masculino Aquele que trabalha; operário, trabalhador.
O Pastor é um Presbítero principal na Igreja que lidera seus “Presbíteros”, ou seja, seus Pastores auxiliares, pois embora a responsabilidade de apascentar seja compartilhada com outros Presbíteros, um deles encontra-se na posição principal, e tem a responsabilidade do rebanho (Igreja) diante de Deus e do povo ( ...
Os deveres da diaconisa variam muito entre as denominações, mas as responsabilidades geralmente envolvem tarefas como auxiliar nos serviços da igreja, apoiar o clero, ministrar aos necessitados e educar os membros da igreja do sexo feminino.
Significado de Diaconisa substantivo feminino Mulher de diácono (na Igreja primitiva). Mulher que a Igreja investiu em funções análogas às do diácono.
O termo diácono (do grego antigo διάκονος, "ministro", "servo", "ajudante") é aplicado aos clérigos de igrejas de origem cristãs, nas suas várias denominações. A forma feminina chama-se diaconisa. Dependendo da tradição denominacional, o diácono pode ser permanente ou um estágio para a ordenação presbiterial.
1. [ História religiosa ] Indivíduo encarregado da distribuição dos fundos comuns aos fiéis cristãos, na Igreja cristã primitiva. 2. [ Religião ] Clérigo que tem a segunda das ordens sacras, inferior a sacerdote, e que desempenha funções como pregar, baptizar ou dar a comunhão.
Qualidades para ser Diácono Este reconhecimento deve ser por parte da igreja e também da sociedade. Deve conservar o ministério da fé com a consciência limpa; Não cobiçosos de sórdida ganância; Irrepreensíveis; Respeitador; Um exemplo na família; De uma só palavra; Não dado ao vinho.
Os presbíteros devem buscar a vontade de Deus e afirmar que a decisão é dEle. Atos 14:23 descreve o processo que os apóstolos seguiram na seleção dos presbíteros: “E, nomeando-lhes presbíteros em cada igreja e orando com jejuns, consagraram-nos ao Senhor em quem haviam crido”.
A ata deve conter o selo da igreja, e, os dados da congregação, do indivíduo, do pastor, e, a data na qual ele está sendo consagrado. No final, a assinatura do consagrado, do pastor e do secretário.
É necessário carta de Recomendação Pastoral e na carta informar para qual cargo está sendo consagrado! OBS. Se já for Pastor ou exerce algum dos cargos citados e queira receber a documentação, é necessário a comprovação, ex: Ata de consagração, Credencial, etc.
Com objetivos internos, muitos pastores estão investindo em carteirinha de igreja para identificação de seus membros. Simbolizando um pertencimento à congregação, o indivíduo que recebe o material se sente mais na posição de um ser ativo, produtivo, envolvendo-se mais aos movimentos da Igreja.
Formação de um Pastor Evangélico Os requisitos para cursar uma faculdade de Teologia, geralmente, são: Ensino Médio Completo, RG e CPF; em algumas instituições é necessário comprovar vínculo com a Igreja. Contudo, é importante destacar que cada denominação religiosa tem sua estrutura e grade curricular.
O verdadeiro pastor segundo o coração de Deus é aquele que segue fielmente o exemplo de Cristo, o Sumo pastor, e que cuida do rebanho que Deus lhe confiou servindo-o (João 10: 11-15; Atos 20:28; Hebreus 13:7).
Fato que Hebreus 13:17, acaba por asseverar: "Sejam obedientes aos seus pastores. Ouçam o conselho deles. ... Não se pode deixar de acrescentar o que Jeremias 3:15, afirma: "Darei a vocês bons pastores que governarão do Meu jeito, eles irão liderar vocês com inteligência e sabedoria". (Bíblia - A Mensagem).
2 Timóteo 2:15 – “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”. Salmos 23:1 – “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta”. João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.