No texto em questão, Foucault apresenta a disciplina como o controle produtivo, convergindo a energia do ser humano em produtividade, sendo que, quanto mais obediente o ser se torna, mais útil ele é pra sociedade, ou seja, os corpos são docilizados.
“Vigiar e Punir aborda o problema da institucionalização do poder de forma muito nova, o que deixou marcas profundas nas pesquisas históricas e sociológicas que se seguiram a ele. ... Trocando em miúdos: para Foucault, a punição dos criminosos se transforma, em grande parte, porque o jeito de exercer o poder também mudou.
O suplício é a utilização do corpo, entende-se por suplício, a pena corporal dolorosa baseada na proporcionalidade entre a quantidade de sofrimento e a gravidade do crime cometido. ... Acreditava-se ser este, um meio eficaz de expiar o crime do condenado, em espetáculo punitivo.
Referência: FOUCAULT, M. . Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
Em Vigiar e Punir, Foucault debruça-se sobre os processos disciplinares nas prisões, em especial na França. Reflete o motivo pelo qual as torturas deram lugar ao encarceramento das prisões, pretendendo que essa fosse a forma mais adequada de correção.
São Paulo: Companhia das Letras, 2003. VARELLA, Drauzio Varella. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Portal Drauzio Varella | Informação Sobre Saúde para Todos - Drauzio Varella.
Drauzio Varella é médico cancerologista formado pela USP. Nasceu em São Paulo, em 1943. Foi um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou química durante muitos anos.
De acordo com o Dr. Drauzio Varella, em sua coluna na revista UOL, a média salarial de um médico é de R$ 20,00 por consulta, quando presta serviços a planos de saúde. Já em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), em 2019 o Ministério da Saúde lançou o Médicos pelo Brasil, que substituirá o Mais Médicos.
As 10 especialidades médicas mais bem pagas
Salário de um médico por especialidade