- CURETAS *MCCALL 13/14 (UNIVERSAL) -> Raspagem supra gengival de todas as faces dos dentes anteriores. ... *GRACEY 5/6 (ESPECÍFICA) -> Raspagem supra e sub e de todas as faces dos dentes anteriores. *GRACEY 7/8 (ESPECÍFIA) -> Raspagem supra e sub das faces livres (vestibular e palatina ou lingual), dos dentes posteriores.
Os instrumentos utilizados na raspagem e alisamento radiculares são classificados por instrumentos manuais (curetas, foices, enxadas, cinzéis e limas), ultra-sônicos, sônicos e instrumentos rotatórios (LINDHE, 1992). Este trabalho foi focado nos dois primeiros sistemas.
A raspagem periodontal e o alisamento do dente e da raiz retira o material que causa a atividade bacteriana, permitindo que a gengiva cicatrize e retorne a sua posição normal. Portanto ela é feita manualmente com o auxilio de instrumentos específicos ou com vibração ultrassônica.
O alisamento radicular envolve a raspagem cuidadosa da raiz do dente com o objetivo de reduzir a inflamação. O dentista faz a raspagem para alisar as áreas irregulares e impedir o crescimento da placa e da película bacteriana.
Tratamento Cirúrgico
Os limites da eficiência de uma raspagem, no entanto, são dependentes de fatores variados, como: profundidade da bolsa periodontal, anatomia radicular, posição do dente na arcada e presença de furcas (BOWER, 1979).
A cirurgia Reduzir a profundidade da bolsa e eliminar as bactérias existentes é importante para evitar danos causados pela progressão da doença periodontal e para ajudar a manter um sorriso saudável. Eliminar as bactérias por si só pode não ser suficiente para evitar a recorrência da doença.
Dez opções de remédio caseiro para gengivite
Caso aconteça um corte na gengiva, a odontologista indica como primeiro cuidado tentar estancar o sangramento. Evite também tocar na área machucada e não fazer bochecho. “Coloque uma gaze estéril sobre o corte e realize uma compressão por 5 minutos para conter o sangramento”, orienta ela.