As células eucariontes apresentam núcleo definido e estão presentes em protozoários, fungos, animais e plantas. As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear.
O núcleo é a característica mais marcante de uma célula eucarionte. É nele que encontramos a maior parte do DNA desse tipo celular. Ele se destaca por ser envolvido por duas membranas concêntricas, que, juntas, formam o chamado envoltório nuclear ou carioteca e separam o citoplasma do conteúdo nuclear.
As células procariontes se distinguem das eucariontes por sua estrutura. Enquanto as células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana.
As eucarióticas são encontradas na maioria dos seres vivos, tais como fungos, protozoários, animais e plantas. Já as células procarióticas são encontradas apenas em bactérias, cianobactérias e arqueas.
Poucos organismos possuem células procariontes. Atualmente essas células podem ser encontradas apenas em bactérias e algas azuis, também conhecidas como cianobactérias. Todos os outros organismos, tais como protozoários, fungos, plantas e animais, possuem células do tipo eucarionte.
nucleoide
Alguns exemplos de seres procariontes seriam bactérias, protozoários e fungos, ou seja, todos os seres vivos que apresentam estruturas menos complexas, e principalmente, a ausência de carioteca (membrana nuclear).
A principal característica dos seres procariontes é a ausência da carioteca, membrana nuclear que separa o DNA do restante do conteúdo celular. Essa ausência de núcleo organizado faz com que o material genético esteja contido no próprio citoplasma celular.
Células procariontes são células que apresentam membrana plasmática, parede celular, citoplasma, e o material genético, denominado nucleoide. Elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, chamada de envoltório ou envelope nuclear, responsável por manter o material genético reservado.
Eucarionte é um ser unicelular ou pluricelular que possui carioteca (membrana nuclear), ou seja, o seu núcleo celular é separado do citoplasma por uma membrana, diferentemente dos procariontes, que não possuem carioteca.
Resposta. São seres que possuem carioteca ou membrana nuclear, que reveste o núcleo com seu material genético, nas células. Fungos, animais, vegetais e protozoários são seres eucariontes.
São exemplos de seres eucariontes os protozoários, as algas, os fungos, as plantas e os animais. Todavia, há um outro grupo de seres vivos que não pode ser classificado como procariontes ou eucariontes, devido à sua organização.
Grande parte dos organismos vivos que conhecemos, com exceção de bactérias, micoplasmas e cianobactérias, possuem células eucariontes, ou seja, são seres eucariontes. Temos como exemplo as plantas e os animais. Isso significa dizer que o reino protista, fungi, plantae e animalia é de domínio eucarionte.
Alguns exemplos clássicos destes representantes (unicelulares ou pluricelulares) são:
As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. ... Citoplasma: é envolto pela membrana plasmática e é formado pela matriz, organelas e diversos compartimentos envoltos por membranas (organelas).
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.
A célula eucarionte é formada basicamente por parede célula ou membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Estrutura E Função Da Célula Eucariótica
Todas as células possuem três componentes básicos, são eles: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. A membrana plasmática é responsável por envolver e proteger a célula e também controla a entrada e a saída das substâncias para o interior da célula.