O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. ... Desta forma são quantificados os riscos climáticos envolvidos na condução das lavouras que podem ocasionar perdas na produção.
É nesse sentido que o ZONEAMENTO AGRÍCOLA se faz importante, uma vez que um dos seus principais objetivos é delimitar as regiões ou “zonas” com potencial de clima e solo que permita a exploração de uma determinada cultura.
O método de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), desenvolvido pela Embrapa e parceiros, aplicado no Brasil oficialmente desde 1996, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, proporciona a indicação de datas ou períodos de plantio/semeadura por cultura e por município, ...
A agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia do país desde os primórdios da colonização até o século XXI. Evoluiu de extensas monoculturas para a diversificação da produção. Inicialmente produtora de cana-de-açúcar, passando pelo café, e chegando na alta produtividade de soja.
A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.
As práticas agrícolas influenciaram na conquista do território brasileiro, pois os colonizadores foram se apropriando das terras indígenas e instalando grandes propriedades como as extensões de terras utilizadas para o plantio da cana-de-açúcar, sendo responsáveis assim pela ocupação e povoamento do território.
No Brasil, historicamente a agricultura camponesa desempenhou papel crucial para o desenvolvimento das grandes culturas de exportação e das atividades mineradoras, pois garantia a produção de alimentos para o abastecimento interno.
Processo de fixação da espécie humana em determinados lugares, definido principalmente pelo momento em que os indivíduos perceberam que podiam produzir sua própria comida sem ter de se mudar sempre para buscar comida em outros lugares. Etimologia (origem da palavra sedentarização).