O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias. Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.
Quando falamos de mudanças de fronteiras no Brasil, é preciso considerar que o país passou por distintos períodos formativos. Desde o período colonial houveram alterações territoriais notáveis. ... Por fim, a última modificação fronteiriça do Brasil foi definida em 1904, quando a Bolívia vendeu o Acre para o Brasil.
Resposta: Em 1988 ocorreram diversas modificações. Roraima e Amapá foram elevados à categoria de Estado. A ilha de Fernando de Noronha, que anteriormente era considerada um território, transformou-se em município subordinado ao governo de Pernambuco.
Os dados apontam para avanços importantes no emprego, na educação e na saúde pública, e indicam mudanças de comportamento: as mulheres tiveram conquistas salariais, os casais estão se casando menos e mais brasileiros estão voltando para casa, após passar um período morando exterior.
Abolição da escravatura, êxodo rural e evolução dos meios de transporte são apenas alguns exemplos de acontecimentos que transformaram a sociedade. Por isso, são ocorrências de mudanças sociais.
Uma série de mudanças ocorreu nos últimos tempos e transformou significativamente o mundo, entre elas: Campo social: crescimento populacional acelerado; concentração de renda e empobrecimento; desenvolvimento sustentável; feminização do mercado de trabalho.
Só para exemplificar, alguns exemplos de mudança social que transformaram a sociedade:
As principais mudanças sociais ocorridas ao longo dos últimos anos. ... Somente a partir de movimentos de libertação dos escravos, de revoluções populares e da criação de movimentos políticos e sociais como o Feminismo e o Movimento Negro é que foram conquistados os direitos políticos e civis da totalidade da sociedade.
A mudança social surge a partir de uma atividade coletiva desempenhada por toda a sociedade, ou por um grupo de indivíduos que utilizam da manifestação social para criar mudanças consideráveis no espaço social como um todo. ... Valendo ressaltar que o ritmo e a coletividade são características da mudança social.
Resposta. Resposta: Crescente urbanização, o aumento nas atividades no setor terciário, o desenvolvimento da produção em massa, rápido aprimoramento tecnológico.
Diversas foram as consequências da Revolução Industrial. Houve aumento da produtividade, mudança nas relações de trabalho, alterações no modo de vida e padrões de consumo da sociedade; alterou-se a relação entre o homem e a natureza, houve avanços em diversos campos do conhecimento, entre outras mudanças.
Apos as revoluções inglesas( gloriosa e puritana) foi permitido que os donos das terras pudessem revogar o seus direitos( propriedade privada), sendo assim os donos das terras começaram a utilizar a politica de cercamento, obrigando que as pessoas que antes residiam naquelas terras fossem paras cidades provocando assim ...
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
A Revolução Social Uma das consequências da Revolução Industrial foi a integração, em escala internacional, dos vários fatores de produção, ou seja, capital, matérias-primas, recursos naturais e mão-de-obra.
Resposta e Explicação: O processo revolucionário inglês teve suas origens no processo de formação do Estado Absolutista inglês. Desde seus primórdios, a monarquia inglesa teve o seu poder limitado pela criação do parlamento inglês. Assinada em 1215, a Magna Carta previa subordinação do rei ao Parlamento.
O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688. As duas fazem parte de um mesmo processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII e não Revoluções Inglesas.
A batalha de Naseby. A Guerra Civil Inglesa, que aconteceu durante a Revolução Inglesa, foi uma guerra civil entre os partidários do rei Carlos I da Inglaterra e do Parlamento, liderado por Oliver Cromwell. Começou em 1642 e acabou com a condenação à morte de Carlos I, em 1649.
Resposta. Pelo fato de que a Burguesia e o Parlamento queriam uma mudança na Inglaterra,eles fizeram uma guerra Civil contra o Rei tendo apoio da burguesia e da nobreza capitalista. Após essa guerra civil o Parlamento obteve vitória junto ao seu exército chamado de New Model Army.
A criação do Exército do Novo Tipo é uma ideia de Oliverm Cromwell. ... A organização diferenciava-se da anterior porque os títulos e cargos eram dados pelo mérito e não, como ocorria no exército do tipo antigo, por cargos de nobreza, por nome e sobrenome.
O confronto entre o rei Carlos I e o Parlamento fez eclodir a Guerra Civil Inglesa. Após ser derrotado por Oliver Cromwell, Carlos I foi declarado culpado de traição e executado. ... A primeira etapa da guerra terminou, em maio de 1646, com a rendição e a prisão do monarca. Em 1647, Cromwell dominava o Parlamento.