O Antigo Testamento coloca em evidência os atos poderosos de Deus, apontando para o Messias que viria. O Novo Testamento revela o Messias prometido do Antigo Testamento e seus ensinamentos como base para todo doutrina cristã.
O Novo Testamento (Nova Aliança) foi escrito após a morte de Cristo, tendo como foco o plano de salvação do Messias através da Graça (Misericórdia de Deus, favor não merecido). ... O antigo testamento é composto de três livros importantes para o judaísmo (povo escolhido de Deus na bíblia).
Importância do Novo Testamento Seguindo as ideias religiosas mencionadas no Novo Testamento, são trazidos ao nosso período informações sobre a vida e morte de Jesus Cristo, assim como sobre a natureza, a fusão entre o divino e o humano e toda crença que constituiu a formação da igreja católica.
Quando confrontado por Satanás, Jesus fez uso do Antigo Testamento como fonte de autoridade ao dizer, “Está escrito,” (Mt. 4:4, 7, 10). “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido,” (Mt. 5:18).
Os evangelhos (do latim tardio evangelium, do grego clássico εὐαγγέλιον, «boa nova», composto de εὐ «bem, bom» e ἄγγελος «mensageiro, anúncio») são um gênero de literatura do cristianismo primitivo que conta a vida de Jesus, a fim de preservar seus ensinamentos ou revelar aspectos da natureza de Deus.
São eles o evangelho de Tomás; de Maria Magdalena, de Pedro e o de Judas Iscariotes. Poderá ainda ler neste blog, uma relação de todos os livros que não estão incluídos na Bíblia, os que foram recentemente descobertos, ou os que são mencionados no Livro Sagrado mas se encontram perdidos.
Evangelho é a doutrina e a história de Jesus Cristo. É cada um dos quatro livros principais do Novo Testamento. ... No Novo Testamento da Bíblia Sagrada existem quatro evangelhos que narram a história de vida de Jesus relatando todos os acontecimentos inerentes à sua vida na terra e os ensinamentos sobre a doutrina cristã.
São livros que, segundo a religião em questão, não foram inspirados por Deus e que não fazem parte de nenhum cânon. São também considerados apócrifos os livros que não fazem parte do cânon da religião que se professa. ... Alguns destes livros são os inclusos na Septuaginta por razões históricas ou religiosas.
Livros deuterocanônicos considerados apócrifos, para judeus e protestantes
São livros que descrevem a vida de Jesus, mas que a maioria das igrejas cristãs consideram ilegítimos. Por isso, eles não entram no cânon – conjunto de textos considerados sagrados – da Bíblia.
Desde Lutero, está claro para os protestantes: a Bíblia é "sola scriptura", ou seja, ela é a única palavra inspirada por Deus, com revelações que nos permitem a comunhão com Ele. Já os católicos questionam a validade dessa doutrina de quase 500 anos. Eles não acham que a Bíblia, por si só, seja suficiente.
Texto sagrado do judaísmo, a Torá é composta pelos primeiros cinco livros da Bíblia hebraica (chamada pelos cristãos de Antigo Testamento). Esses livros se chamam: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. ... O termo Torá, em hebraico, significa “ensinar” ou “indicar o caminho”.