A língua de sinais não é universal, cada país – às vezes até cidade – possui a sua própria língua com seus próprios sinais. Você sabia que LIBRAS é a segunda língua oficial do Brasil? Pois é! Ela foi reconhecida em 2002 e implementada pela lei que garante seu caráter oficial e estrutura gramatical.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi estabelecida, na Lei nº (BRASIL, 2012a), como língua oficial das pessoas surdas. De acordo com o próprio termo, a Libras é utilizada somente no Brasil, assim como a Língua Portuguesa: Parágrafo único.
Não. Libras não é universal. Como o próprio nome menciona, essa linguagem gestual refere-se à Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, Libras é usada somente por brasileiros e nos estados e regiões que abrangem nosso território nacional.
LIBRAS não é gesto e sim uma língua, como a gramática; O temo surdo-mudo não é mais usado, já que com o avanço dos estudos na área, muitas pessoas surdas podem falar se elas forem submetidas às técnicas específicas para oralização.
Nos Estados Unidos a língua utilizada pela comunidade surda é a American Sign Language (ASL), em português Língua de Sinais Americana. Existem alguns sinais semelhantes entre a Libras e a ASL, mas são línguas distintas.
Libras, sigla de Língua Brasileira de Sinais, é a língua oficial da comunidade surda brasileira. É uma língua de modalidade gestual-visual, que se exprime através da combinação de sinais e expressões faciais, as chamadas expressões não manuais.
Existem vários dicionários de LIBRAS, sendo um deles, elaborado pelo Laboratório de Neuropsicologia e Linguística da Universidade de São Paulo, contém cerca de 3.
A Língua de Sinais tem características próprias, sendo a principal delas ser uma Língua gestual-visual, ou seja, uma Língua que utiliza o canal visual e as expressões faciais e corporais na construção da comunicação.
O surdo é um sujeito de direitos como qualquer pessoa independentemente de sua especificidade, o mesmo pertence a uma comunidade denominada: Comunidade Surda, (tal Comunidade confere a Língua Brasileira de Sinais o status de língua, pois a aceitação de uma língua implica sempre a aceitação de uma cultura).
Abordam-se os aspectos linguísticos das línguas de sinais, especificamente da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Apresentam-se as características comuns às línguas naturais, tais como variações linguísticas, iconicidade, arbitrariedade. ... Além disso, as línguas de sinais não descendem e nem dependem das línguas orais.