Ou seja, alfabetização científica está relacionada ao processo de ensino e de aprendizagem da ciência, enquanto letramento científico seria o uso que o futuro cidadão faria desses conhecimentos.
O letramento científico refere-se tanto à compreensão de conceitos científicos como à capacidade de aplicar esses conceitos e pensar sob uma perspectiva científica. Envolve reconhecer e comunicar questões que podem ser investigadas cientificamente, e saber o que está envolvido nessas investigações.
A alfabetização científica é uma grande aliada da formação cidadã dos estudantes, já que tem como objetivo a apropriação dos conhecimentos científicos por parte dos alunos. Ela visa promover mudanças a fim de proporcionar benefícios para as pessoas, para a sociedade e para o meio ambiente.
A percepção de que o ensino fundamental e médio necessitam ser o pilares do aprofundamento no letramento científico foi unânime. Para a pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Sandra Unbehaum, um dos desafios é o fato da educação fundamental ter forte presença da iniciativa privada.
Para promover o Letramento Científico dos cidadãos Page 17 17 por meio do ensino de ciências é importante envolvê-los em um processo de investigação de problemas sociocientíficos reais, desenvolvendo habilidades de utilização do método e da linguagem científica na solução de questões do dia a dia.
Para a análise dos resultados foram criados cinco indicadores de letramento científico (percepção da ciência e tecnologia com o cotidiano, trabalho com informações científicas, resolução de problemas, linguagem científica e argumentação), divididos em quatro níveis de letramento científico.
Letramento científico: por que a BNCC inclui essa capacidade nas Ciências
Ou seja, alfabetização científica está relacionada ao processo de ensino e de aprendizagem da ciência, enquanto letramento científico seria o uso que o futuro cidadão faria desses conhecimentos.
No sentido mais específico da palavra, a ciência é aquele tipo de conhecimento que busca compreender verdades ou leis naturais para explicar o funcionamento das coisas e do universo em geral.
De acordo com Lorenzetti (2000) a alfabetização científica é a capacidade de compreensão e interpretação dos conhecimentos científicos, assim como a formulação de ideias científicas em uma variedade de contextos, inclusive os cotidianos.
Assim, indivíduos que são cientificamente letrados têm o conhecimento das principais concepções e ideias que formam a base do pensamento científico e tecnológico; de como tal conhecimento foi obtido e do grau em que tal conhecimento é justificado por evidência ou explicações teóricas.
Segundo a BNCC, a área de Ciências da Natureza deve garantir o desenvolvimento de oito competências específicas, entre elas “avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ...
De acordo com o Movimento pela Base Nacional Comum, grupo não governamental de profissionais da educação: “Ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, ou seja, a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e ...
A BNCC da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – integrada por Filosofia, Geografia, História e Sociologia – propõe a ampliação e o aprofundamento das aprendizagens essenciais desenvolvidas no Ensino Fundamental, sempre orientada para uma formação ética.
O grande objetivo da área é levar os alunos a refletir sobre a própria existência, o valor dos direitos humanos, além da autonomia e a responsabilidade coletiva sobre o mundo a ser herdado pelas próximas gerações.
As Ciências Humanas devem, assim, estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e à própria coletividade; o fortalecimento de valores sociais, tais como a ...
Humanas no Ensino Fundamental A Área de Ciências Humanas tem papel importante na formação integral do estudante. Deve propiciar ao estudante: a capacidade de interpretar o mundo; compreender processos e fenômenos socias, polí2cos, culturais e naturais e de atuar de forma crí2ca, é2ca, responsável e autônoma.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.