Embora não seja uma banca tradicional, costuma ser bastante tranquila. De maneira geral, não traz questões para “ferrar” o candidato, polêmicas ou dúbias, que vão gerar muitos recursos. Aposta muito na literalidade, na lei seca. Em contraptida, as notas de corte são muito altas.
Nas provas aplicadas pelo Instituto AOCP, as questões de português costumam privilegiar os conteúdos de gramática normativa, responsável, normalmente, por 70% das questões. As demais questões – 30% da prova – irão abordar a parte de interpretação de texto, sendo comum haver mais de um texto na prova.
O INSTITUTO AOCP é uma associação civil sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário. Dessa forma, apresenta-se como pessoa jurídica de direito privado.
3. Qual a diferença entre o Instituto AOCP e AOCP? O professor Juliano afirma que, apesar de possuírem parcerias, as duas bancas têm atendimentos de concursos públicos diferentes. Os examinadores que elaboram as provas da AOCP não são os mesmos que elaboram as do Instituto AOCP.
As provas da AOCP são compostas por questões de múltipla escolha de cinco alternativas, onde o enunciado costuma ser simples e objetivo. Em alguns casos, há também elaboração de textos, motivo pelo qual a AOCP por vezes é contrastada à Fundação Carlos Chagas (FCC).
Banca organizadora do concurso PC RJ FGV (Fundação Getúlio Vargas);