Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em:
São eles que criam diferentes sensações sensoriais percebidas a partir da visão ou do tato. ARTES VISUAIS – Elementos visuais: as texturas e os volumes. A textura pode ser definida como a qualidade que as superfícies das formas possuem. Podem ser reconhecidas pelo tato ou pela visão, graças às representações gráficas.
CONCEITO
Quanto à execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os seguintes processos: fricção, impressão, decalque e construção. As texturas orgânicas são um conjunto de sinais que se apresentam de uma forma organizada (princípio de Darwin).
A textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a pele de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. ... temos alguns tipos de texturas: Texturas Artificiais:São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados.
Textura visual: uma pintura, um desenho, um filme. Textura gráfica: fricção, impressão e construção. Textura natural: tronco de uma arvore, musgo, folhas. Textura artificial: parede, papel craft, botões.
Textura de parede pode ser definida como uma massa usada, principalmente, na construção civil e por artistas plásticos, para dar formas e desenhos diferentes nas paredes. ... Apesar disso, tanto um quanto o outro são conhecidos entre os pintores e profissionais do ramo apenas como “Textura de Parede”.
A textura também ajuda a corrigir imperfeições nas paredes de um modo mais rápido e econômico do que com as tintas. Ao invés de corrigir as irregularidades com massa-corrida, como os processos tradicionais, a textura pode ser aplicada diretamente sobre a superfície.
6 tipos clássicos de textura de parede
Como preparar a parede para aplicar a textura ou grafiato
Texturas ou estuque em gesso podem proporcionar a sua casa o charme das paredes estilo velho-mundo europeu. Esse visual pode ser pintado de qualquer cor, podendo ser aplicado na maioria das superfícies, até mesmo em paredes já pintadas.
Não importa a cor original da sua parede, pois a massa de textura pode ser aplicada sobre qualquer tom de tinta.
Para pintar as paredes que já possuem textura é necessário usar um rolo de lã, um pincel ou pistolas e compressores. Como o acabamento tem ranhuras — que são o charme do grafiato —, a aplicação exigirá mais cuidado e paciência para obter os melhores resultados.
Ressaltamos que a massa, ao entrar em contato com a tinta, irá clarear a cor.
“Posso colocar corante na massa corrida para fazer a textura? E, se fizer isto, posso ter algum tipo de problema?” Pode sim. Um tipo de corante específico é o pó xadrez, misturado à massa é muito utilizado para fazer pisos de cimento queimado com coloração.
Após a massa estar na parede, com a ajuda do rolo umedecido, passe levemente por cima da massa para espalhar de forma uniforme. Repita esse processo até cobrir a parede por inteiro. Quando coberta, deixe secar por algumas horas e depois é só pintar da cor escolhida.
Apenas tinta látex pode ser misturada com massa corrida; se usar tinta à base de óleo, os dois produtos não irão se misturar bem.
Se a massa que você irá utilizar estiver muito dura, a profissional recomenda o seguinte procedimento: “dilua a massa com água na proporção de 5 a 10% do volume. Essa solução deve ser bem batida para que fique homogênea e deve ser aplicada em até, no máximo, 24h após a diluição”, instrui.
Aplique a emulsão seladora com um rolo de pintura; Só é necessário aplicar o selador se a parede já estiver pintada ou se houver contato direto com a umidade; Aguarde a secagem que pode variar de 1 a 4 horas.
Se a parede estiver apenas no reboco, será necessário passar um selador antes da massa corrida. Por fim, você vai precisar também de uma lâmpada, que vai ser posicionada bem próxima à parede, de forma que você consiga enxergar os detalhes.
Como aplicar massa corrida com espátula e desempenadeira? Retire a massa corrida da embalagem com a ajuda da espátula e aplique uma porção na desempenadeira. Passe-a sobre a parede, no sentido horizontal ou vertical. Certifique-se de que você está formando uma camada fina e uniforme em toda a parede.
Reaplique a massa corrida após três minutos e repasse com a desempenadeira para retirar as rebarbas. A segunda demão deve ser passada somente após a primeira ter secado por completo. Para garantir que a parede fique bem lisa, volte a lixar no dia seguinte com uma lixa 220.
9 - Posicione a desempenadeira em um ângulo de, aproximadamente, 45° e inicie a aplicação. 10 - Depois de aplicar a primeira demão em toda a parede, espere a secagem e aplique mais uma camada de massa corrida. 11 - Espere novamente a secagem e lixe a superfície para melhorar o acabamento. Use lixa grana 180 a 220.