Descrição detalhada
Atender ao paciente é uma prática complexa que envolve conhecimentos clínicos, estratégias para organização das queixas, avaliação das prioridades patológicas, análise de indicadores de efetividade e segurança do paciente.
Consultório humanizado: saiba como ter e acolher bem seus pacientes
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da ...
Quando deve iniciar? O mais precoce, sempre que possível. Podem vir associados ao tratamento com objetivo de cura da doença a fim de auxiliar no manejo dos sintomas de difícil controle e melhorar as condições clínicas do paciente.
“No Brasil, a história dos Cuidados Paliativos é relativamente recente, datando da década de 80 do século passado (Figueiredo, 2006; Maciel, 2006). (...) Os serviços de Cuidados Paliativos no país foram surgindo sem vínculos entre si e sem a elaboração de protocolos ou manuais para sua prática efetiva.
Os Cuidados Paliativos surgiram oficialmente como prática distinta na área da atenção em saúde na década de 1960, no Reino Unido, tendo como pioneira a médica Cicely Saunders.
adjetivo Cujas características podem acalmar ou abrandar; que causa alívio temporário: medicamento ou tratamento paliativo. ... substantivo masculino O tratamento e/ou medicamento cuja eficácia é temporária; anódino. As maneiras ou mecanismos utilizados para adiar uma crise. Etimologia (origem da palavra paliativo).
cuidado/tratamento paliativo O cuidado paliativo fornece suporte para alívio de dor e outros sintomas que ocasionam sofrimento. Não pretende pospor a morte e a encara como um processo normal. Mediante abor- dagem holística e integrada, permite aos pacientes viverem tão ativamente quanto possível até a morte.
Neste sentido, a assistência paliativa, por se tratar de uma abordagem complexa e que objetiva atender todas as dimensões do ser cuidado e de sua família, prioriza uma equipe multiprofissional, que deve ser composta por enfermeiro, psicólogo, médico, assistente social, farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta, ...