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O Que Distingue As Teorias Tradicionais Das Teorias Crticas Do Currculo?

O que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo?

"As teorias tradicionais pretendem ser apenas isso: "teorias" neutras, científicas, desinteressadas. As teorias críticas e as teorias pós-críticas, em contraste, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente, implicada em relações de poder.

O que os teóricos da Teorias Pós-colonialista defendem para o currículo?

Estudos pós-coloniais com impacto no currículo defendem que a linguagem e a prática de uma educação multicultural possibili- tam que alunos e professores repensem hierarquias e relações opressivas de poder, rom- pendo com sistemas eurocêntricos e colonialistas, ao mesmo tempo em que conectam o self e o social (Asher, ...

O que é teoria tradicional do currículo?

Teorias Tradicionais Segundo Silva (2009), a teoria tradicional de currículo busca a neutralidade, tendo como escopo principal promover a identificação dos objetivos da educação escolarizada, formando o trabalhador especializado ou, proporcionando uma educação geral e acadêmica.

O que é teoria crítica da educação?

A teoria crítica da educação, conforme os pressupostos teórico-metodológicos da te- oria social crítica, constitui-se como uma contribuição muito significativa para as análises sobre o processo de formação social que podemos estabelecer na atualidade.

Qual a teoria da Escola de Frankfurt?

A teoria estabelecida pelos intelectuais da Escola de Frankfurt é chamada de teoria crítica por dois motivos: primeiro, porque faz uma crítica social do desenvolvimento intelectual da sociedade que incide sobre as teorias iluministas; e, em segundo lugar, porque propõe uma leitura crítica do marxismo, com novas ...

Qual a temática chave da Escola de Frankfurt?

A Escola de Frankfurt e a Teoria Crítica surgiram após a Primeira Semana de Trabalho Marxista, um evento organizado por Félix Weil. A intenção do evento era buscar uma nova interpretação do marxismo, mais pura e fiel às ideias de Marx e com possibilidade de aplicação no cenário do século XX.

Quais são os principais representantes da escola de Frankfurt?

A escola foi fundada pelo trio de pensadores Max Horkheimer, Theodor Adorno e Friederich Pollock. Participaram como integrantes da escola de Frankfurt nomes como Herbert Marcuse, Jurgen Habermas, Ernst Bloch e Erich Fromm.

O que é a razão instrumental ou a razão iluminista apresentada pela escola e Frankfurt?

Razão instrumental é um termo usado por Max Horkheimer no contexto de sua teoria crítica, para designar o estado em que os processos racionais são plenamente operacionalizados (Escola de Frankfurt). À razão instrumental, Horkheimer opõe a razão crítica. ... Tendo cedido em sua autonomia, a razão tornou-se um instrumento.

Qual a diferença entre razão instrumental e razão comunicativa?

Ação comunicativa refere-se a uma teoria desenvolvida por Jürgen Habermas - filósofo e sociólogo alemão. Habermas contrapõe-se à ideia de que a razão instrumental constitua a própria racionalização da sociedade ou o único padrão de racionalização possível, e introduz o conceito de razão comunicativa. ...

Qual foi o papel da razão no projeto iluminista liberal?

O pensamento iluminista acreditava que a natureza divina estava presente no próprio indivíduo e, por isso, a razão e o experimento eram meios seguros de compreensão da essência divina. Inspirados pelas leis fixadas nas ciências naturais, os iluministas também defendiam a existência de verdades absolutas.

O que é a racionalidade instrumental?

A racionalidade instrumental pode ser definida como o cálculo utilitário de conseqüências e, tanto na concepção aristotélica quanto na perspectiva weberiana sobre ação social, representa apenas uma dimensão de toda a amplitude que pode assumir a questão racional (Ramos, 1989).

Qual é a concepção de razão abordada por Adorno e Horkheimer em Dialética do Iluminismo?

A palavra esclarecimento é aqui utilizada como sinônimo de iluminismo (Aufklärung), e significa no contexto de Adorno e Horkheimer, o movimento da razão que pretende racionalizar o mundo, tornando- o manipulável pelo homem (REALE; ANTISERI, 1991, p.