Estados da região Nordeste
Lista dos estados da Região Nordeste do Brasil
Pernambuco faz divisa com Paraíba e Ceará ao norte, Alagoas e Bahia ao sul, Piauí ao oeste e o oceano Atlântico ao leste.
Região Nordeste
– a estrela: caracteriza o Estado no conjunto da Federação; – o sol: representa a força e a energia de Pernambuco; – a cruz: representa a fé na justiça e no entendimento. O brasão de armas do Estado de Pernambuco foi oficializado em 1895 pelo governador Alexandre Barbosa Lima.
Segundo Ribemboim, Fernão de Noronha “alugou” o Brasil diretamente ao rei de Portugal, Dom Manuel I, para a exploração do pau-brasil. ... Nesse sentido, a Boca de Fernão seria chamada de algo próximo a “Pernão Boca”, ou “Pernambuka”, que, na visão de Ribemboim, teria dado origem ao nome Pernambuco.
Historicamente, Pernambuco tinha na agricultura sua principal atividade econômica, sendo a cana-de-açúcar o produto de maior destaque. No entanto, nas últimas três décadas esse cenário mudou totalmente, o setor de serviços passou a ser o elemento fundamental para a geração de receitas.
O relevo do estado é formado basicamente por três tipos: planície costeira, planalto e depressão. Grande parte do território estadual, cerca de 76%, possui um relevo relativamente plano, não ultrapassa os 600 metros de altitude. As planícies se encontram em áreas próximas ao litoral.
A produção industrial pernambucana está entre as maiores do Norte-Nordeste. Se destacam as indústrias naval, automobilística, química, metalúrgica, de vidros planos, eletroeletrônica, de minerais não metálicos, têxtil e alimentícia.
A sustentação desse cenário tem uma explicação importante: o cultivo de uva e manga na região. Dos 26%, 21% são explicados pelo crescimento da fruticultura irrigada das duas frutas. Ou seja, 80% do crescimento do setor se refere à fruticultura. ... Pernambuco é o maior exportador de uva nos dados do ano passado.
A atividade tem grande importância social, pois gera 5,6 milhões de empregos diretos o que representa 27% da mão-de-obra agrícola no país. Segundo o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), cada hectare ocupado com fruticultura emprega diretamente de 3 a 6 pessoas e, indiretamente, outras 2 ou 3.
A fruticultura, principalmente a viticultura, mostrou-se capaz de gerar renda e manter os produtores no campo, bem como dar emprego aos filhos desses produtores, proporcionando, com isso, boas condições de sobrevivência às famílias, configurando-se como uma boa alternativa para as pequenas propriedades.
A fruticultura é o ramo da agricultura que vista produzir economicamente e racionalmente frutos em geral com o intuito de comercializar os mesmos.
5 árvores frutíferas para fazer um pomar urbano
A região Nordeste é a primeira na produção de banana, coco-da-baía, cacau, caju, mamão, manga, abacaxi, melão e maracujá; e a segunda em uva, laranja, limão e goiaba. O Sudeste lidera a produção de citros (laranja, limão e tangerina), goiaba e figo e ocupa a segunda posição na produção de mamão, manga, pêra e pêssego.
Destacam-se principalmente os Estados do Rio Grande do Sul, Santa. Catarina, Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais. ... nos três estados sulinos era periodicamente realizada .
Há uma grande diversidade na produção de frutas do Brasil, já que as lavouras estão espalhadas por todas as regiões do país. As mais produzidas são: banana, laranja, uva, abacaxi, maçã e melancia.
Resposta. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e o Sul de Minas Gerais.
Aves, bovinos, ovinos e suínos são os maiores rebanhos da região.
São os Estados do Sul de qualquer país, por exemplo, no nosso caso, aqui no Brasil, nossos ESTADOS SULINOS, são PR, e SC.