A casca de mangueira é amplamente utilizada nas medicinas tradicionais para tratar a hipertensão, insónias, crescimento de tumores, reumatismo e depressão..
Luz: a mangueira requer radiação solar abundante para entrar em floração e frutificar com pelo menos, 2.
Entre os componentes bióticos estão abelhas, vespas, borboletas, pássaros, pequenos mamíferos e morcegos. Entre os componentes abióticos destacam-se o vento, a chuva e a gravidade. Em cerca de 80% de todas as plantas com flores, os animais são os responsáveis pela polinização.
Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia). Normalmente, as flores coloridas atraem seu agente com eficiência, devido aos diferentes tons e quantidade de cores.
O carbono obtido de insetos capturados é limitado e o crescimento de plantas carnívoras depende incondicionalmente da fotossíntese, não constituindo vantagem adaptativa para outras espécies fora desta condição evolutiva.
A interação entre plantas e insetos ocorre devido à necessidade da planta na polinização. O que pode ocorrer também é a herbívora, onde o inseto utiliza a folha da planta como seu meio alimentar, que pode ser ou ao prejudicial à vida do vegetal.
As micorrizas constituem um tipo especifico de relação ecológica, o mutualismo, em que ambos os componentes se beneficiam com a interação (o fungo absorve açúcares e as plantas aumentam a captação de nutrientes).
- Sociedade: Indivíduos da mesma espécie cooperam entre si e estabelecem divisão de trabalho. Nessa relação ecológica, não há união física entre os indivíduos. ... - Colônia: Os indivíduos estão anatomicamente unidos, podendo ocorrer ou não divisão do trabalho.
As relações ecológicas são interações entre os seres vivos que vivem em um determinado ambiente. ... Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas).
Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.
A relação ecológica intraespecífica ocorre entre indivíduos da mesma espécie, enquanto que a relação ecológica interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes.
Nas relações intraespecíficas, as interações ocorrem entre organismos de uma mesma espécie, como pode ser observado na sociedade das abelhas. Nas relações interespecíficas, por sua vez, as interações ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, como pode ser observado nos casos de comensalismo e mutualismo.
As relações ecológicas intraespecíficas, também chamadas por alguns de interações homotípicas, ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. Já as relações ecológicas interespecíficas, conhecidas por alguns como interações heterotípicas, ocorrem entre organismos de espécies diferentes.