Nascido em abril de 2001, o Trio Clandestino é a união independente de músicos e amigos no circuito do forró. ... O Trio Clandestino possui abrangente visão do cenário musical trazida pelos atuais integrantes, cada um com uma rica bagagem e experiência em diferentes segmentos musicais.
Significado de Forro substantivo masculino Substância que serve de enchimento a artefatos como colchões, assentos de cadeiras etc. O tecido com que se cobrem os móveis estofados. Estofo que serve para reforçar interiormente roupas, sapatos, bolsas etc. Tábuas com que se reveste interiormente o teto das casas.
Significado de Funk Gênero musical de ritmo dançante, intenso e repetitivo, que teve sua origem nos Estados Unidos, a partir da década de 60, sendo resultado da mistura de vários outros gêneros como o soul, jazz e blues.
Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade. Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso.
Segundo historiadores, o termo forró chegou ao Brasil junto com os escravos africanos, que naquela época eram enviados para o Rio de Janeiro e para o sertão nordestino. ... Isso porque no ano de 1949 o cantor e compositor Luiz Gonzaga gravou a música “Forró de Mané Vito”, que caiu no gosto do povo.
O forró surgiu em meados da década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 por todo o Brasil através do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 -1989), que convencionou o formato do trio de forró composto pelos instrumentos musicais sanfona, zabumba e triângulo.
O forró chegou ao Brasil no século XIX. É uma dança típica praticada no Norte e no Nordeste, onde é muito forte. A prática do forró é muito comum nessas regiões, em especial no nordeste onde existem festas específicas em culto ao forró e aos reis desse gênero musical, como Luiz Gonzaga.
Esse gênero chegou ao Brasil pela região norte, devido a sua proximidade com a região da América Central e Caribe. Nos anos 50, o bolero mexicano se torna uma das músicas mais executadas pelas rádios brasileiras, juntamente com outro tipo de bolero que chegou por aqui nessa mesma década, o cubano.
O primeiro bolero surgiu na data de 1883, na voz do cubano José Sanchéz. Posteriormente o estilo também fez muito sucesso no México e depois por toda a América Latina. ... Na República Dominicana, surgiu, na década de 1960, uma variante do bolero chamada bachata.
A origem do bolero, como de outros ritmos, é controversa. Em algumas fontes encontra-se que é oriundo da Espanha; em outras, diz-se que surgiu na Inglaterra, passou pela França, fortaleceu-se na Espanha, viajou para o México e finalmente chegou a Cuba por volta de 1880.
Era dançado ao som de castanholas, violão e pandeiro, enquanto o casal de dançarinos dançavam sem se tocarem, por entre movimentos sensuais de aproximação e afastamento.
Passos de bolero:
Significado de Bolero substantivo masculino Certa dança espanhola. Música que acompanha essa dança. Peça do vestuário feminino, que consiste num casaco curto, com ou sem mangas, e que se usa por cima do corpete.
No Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, o bolero adquire movimentos mais complexos incorporados do tango, como trocadilhos, caminhadas, cruzados e giros. Em meados dos anos 90, a nova forma de se dançar o bolero se espalhou para o restante do país e é praticada até hoje.
Existem diversos estilos musicais em Pernambuco: o tradicional frevo, o maracatu, o caboclinho e o coco. O feriado de Carnaval é o momento em que todos esses ritmos dominam as ruas do Recife e de Olinda, em blocos de rua, nações e troças.
Maracatu, caboclinhos, coco-de-roda, ciranda, samba, afoxé e o frevo este último reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, segundo a Unesco, são alguns dos ritmos que animam os foliões em todas as RPA's da cidade, com especial destaque ao Bairro de Recife.
Quais são as principais danças da região Nordeste?
A cultura de Pernambuco é uma das culturas mais ativas, ricas e diversificadas do Brasil. Sua base é luso-brasileira, com influências africana, indígena, judaica e holandesa. Trata-se de uma cultura bastante particular e típica, mas extremamente variada, constituindo um dos pilares da cultura brasileira.