São ofertados os seguintes cursos: Enfermagem e Licenciatura Plena em Matemática, Ciências Naturais – Biologia, Educação Física, Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa, Filosofia, Geografia.
Um Instituto Federal é uma instituição de educação superior, básica e profissional, gratuita, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.
Boa estrutura física: Salas de aulas mais bem equipadas, existência de laboratórios, qualidade dos materiais de estudo, quadras de esportes e bibliotecas são quesitos que contam pontos na aprendizagem. Formação integral: Na maioria dos institutos federais, o Ensino Médio é integral.
A Etec tem uma qualidade muito boa, tantos os professores quanto a qualidado da escola, mas tem etec que melhor do que outra. Para mim, o IFSP é a melhor opção, você apenas terá aula com exelentes professores, sem contar a infra-estrutura. Você vai ser muito cobrado (a), mas é a melhor opção.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no Brasil, é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e ...
O ingresso no IFMS depende do tipo de curso escolhido, realizado na maioria das vezes por meio de processo seletivo com publicação de edital próprio, na Central de Seleção. Transferência externa (de outra instituição): comprovante de matrícula e histórico escolar.
Para se inscrever, o candidato deve criar um cadastro no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. São oferecidos cursos em três modalidades diferentes: Curso técnico integrado ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino fundamental.
Seleção IFMS 2021
Qual a diferença entre um instituto federal e uma universidade pública federal? Ambos são instituições federais, mas possuem atuação diferente. Uma universidade federal oferece cursos de graduação e pós-graduação. Os institutos federais atuam em diversas modalidades de ensino, desde o médio técnico até a pós-graduação.
Assim, o IFSP não substitui a universidade federal, pois enquanto o IF atende à formação técnica e tecnológica, as universidades articulam ensino de graduação em diferentes áreas, pesquisa (produção de conhecimento, principalmente por meio de programas de mestrado e doutorado) e extensão (atividades que levam “saberes” ...
Os Institutos Federais são instituições, pluricurriculares e multicampi (reitoria, campus, campus avançado, polos de inovação e polos de educação a distância), especializados na oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) em todos os seus níveis e formas de articulação com os demais níveis e modalidades da ...
Em 2019, a Rede Federal está composta por 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.
Entre as 50 escolas públicas de todo o país com as melhores notas no Enem 2019, nove são campi do Ifes: Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vitória, Guarapari, Aracruz, Cariacica, Serra e São Mateus.
Esses são alguns dados que podem ser obtidos na Plataforma Nilo Peçanha, ambiente virtual em que constam as estatísticas oficiais da Rede Federal, composta por 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica, o Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais.
Minas Gerais é o estado com o maior número de universidades federais do país. Ao todo o estado abriga 22 instituições de ensino superior, entre Institutos Federais e Universidades Federais, que mantém 71 campi no estado.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) ficou em primeiro lugar entre os Institutos do Brasil, conforme o Web Ranking of Universities, e em segundo no que diz respeito às instituições de ensino do RN.
Criados em dezembro de 2008, a partir dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), escolas agrotécnicas federais e escolas técnicas vinculadas a universidades, os Institutos Federais estão presentes em todos os estados.
Transformação em Instituto Federal O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou dia 16 de julho de 2008 o Projeto de Lei 3775/2008 que cria institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país.
Os CEFET oferecem cursos em diversos níveis, como ensino médio, técnico e superior e com a criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Lei , a maior parte dos CEFET foram convertidos em Institutos Federais (IF), passando a compor a rede dos Instituto Federal de Educação, Ciência e ...
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) é uma instituição pública de ensino que oferece cursos de educação profissional, graduação e pós-graduação. ... A instituição originou-se das Escolas de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, Técnica de Belo Horizonte e Técnica Federal de Minas Gerais.
Rio de Janeiro
Escolas Federais
Segundo as notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2019, as melhores escolas do Rio de Janeiro são as seguintes:
O Sistema Federal de Ensino compreende as instituições de ensino mantidas pela União, as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação, de acordo com o artigo 16 da Lei nº 9.
A Faetec, ao longo dos anos, acumula bons resultados no Enem. Na avaliação de 2018, das dez unidades públicas do estado do Rio de Janeiro com melhor colocação no exame, sete foram escolas técnicas da Rede. As ETEs João Luiz do Nascimento e Ferreira Viana conquistaram o 2° lugar e o 3° lugar, respectivamente.
Confira abaixo as 10 melhores escolas do Rio de Janeiro no Enem 2019: