Nada melhor que começar esse artigo com a definição do iluminismo por um dos mais importantes pensadores desse movimento, o filósofo alemão Immanuel Kant (1724 – 1804).
Por sim, o avanço das ideia iluministas fez com que houve a modificação da política para um modo liberalista. Com isso, a economia, sobretudo, se impactou, porque os pensadores defendiam que o mercado deveria ditar as rotas econômicas. O contrário do que vinha sendo feito, onde a monarquia ditava o mercado.
Os primeiros sinais desse processo surgiram na Europa, em países como Holanda e França. Mas foi apenas no último que encontrou um terreno mais favorável para o próprio crescimento. Naquela época, a sociedade era completamente desigual, com classes privilegiadas e hierarquias desfavoráveis aos mais pobres.
Por isso, para saber o que foi o iluminismo, é preciso estar atento a suas diferenças de outros grupos. Por exemplo, um de seus diferenciais é o foco na razão e objetividade, deixando os traços religiosos, fortemente enraizados na população da época, em segundo plano.
A princípio, a Idade Média teve o seu final com a chegada do Iluminismo. O ápice do novo pensamento pós-moderno veio no século XVIII, conhecido com século das luzes. René Descartes, filosofo e físico da Idade Moderna, previu a quebra do pensamento pautado pela teologia afirmando que era necessário questionar todas as coisas.
No Brasil, sobretudo, as mudanças vieram com a nomeação de Marquês de Pombal. A sua estadia no governo português foi o primeiro passo para destruir as capitanias hereditárias e, portanto, barrar as rotas dos navios negreiros. Isso não mudou completamente o pensamento das pessoas, mas foi um passo para a história humana.
Atualmente, ainda vivemos sob influência do Iluminismo em temas como a limitação do poder do estado sobre o indivíduo, os ideais e lutas pelos direitos individuais, tal como a vida, a liberdade, a dignidade e outros. Para mais, o pensamento iluminista é vivido no campo econômico, visto que os mesmos defendiam a ideia de uma economia de livre mercado e liberal.
A Enciclopédia, editada por Denis Diderot (1713 – 1784), continha milhares de artigos e ilustrações de diversos cientistas, filósofos e pesquisadores de campos de conhecimentos distintos. Essa obra teve 35 volumes e foi muito importante na exposição dos conhecimentos humanos em um formato ordenado e metódico, com o intuito de apresentar uma alternativa aos ensinamentos impostos pela religião.
O século das luzes se adaptou a bases de experimentações científicas determinas por Francis Bacon (1561-1626). Para o estudioso nada que não pudesse ser comprovado através do cinco sentidos seria, portanto, descartado, porque se tornou irrelevante para a ciência.
O Iluminismo chegou ao Brasil por meio de publicações contrabandeadas. Diversas pessoas que iam estudar na Europa e tinham contato com os ideais iluministas, os difundiam ao voltarem para o Brasil.
Assim, é correto afirmar que o Iluminismo foi um conjunto de ideias que, ao utilizar a razão como valor fundamental, conduziu o mundo ocidental a um processo de laicização, ou seja, levou o mundo para um novo formato de organização social em que a religião não teria predominância.
O termos iluminismo significa esclarecimento, do alemão Aufklarung. Foi por esse motivo que os anos de 1700 são popularmente conhecidos como o “Século das Luzes”,
Por fim, esse movimento também merece ser lembrado pelas consideráveis conquistas nos âmbitos sociais e nas liberdades individuais, pois a sua crença buscava uma maior igualdade entre as pessoas, pondo um fim nas sociedades estamentais – estrutura social em que não era permitido ascensão social e cada grupo tinha a sua função para a sociedade pré-determinada. Além disso, os ideais iluministas acabaram guiando diversas nações para o fim de governos absolutistas e para a busca da independência dos países que ainda estavam sob controle de uma nação estrangeira.
Os iluministas teciam profundas críticas ao absolutismo, propondo que era necessário limitar o poder dos monarcas. Eles criticavam também a falta da liberdade nos governos absolutistas. Alguns dos grandes expoentes do pensamento iluminista foram Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Adam Smith.
O conhecimento racional se tornou centro das investigações científicas. Assim, para fazer acontecer a expansão do conhecimento, a junção das escolas filosóficas, sociais e políticas proporcionou essa mudança tão necessário para a evolução dos sistemas da época.
Fontes imagens: Adm na história, História do mundo, História de tudo,
No Brasil, diversos movimentos basearam-se nos ideais iluministas, como foi o caso da Inconfidência Mineira. Os mineiros não queriam mais ficar sob a tutela dos portugueses, pois assim como ocorreu nos Estados Unidos, eles estavam cansados da política fiscal dos colonizadores.
Anterior aos ideais iluministas, a sociedade europeia já havia experienciado a Revolução Científica do século XVII, momento em que o racionalismo teve um considerável avanço.
século XVIII
O século das luzes, ou Iluminismo, consiste na ruptura das ideias obscurantistas para um período de evolução científica e do pensamento. É, sobretudo, a transição das pesquisas teológicas para a ciência e a filosofia. ... Esse movimento foi implantado pelos próprios iluministas antes da Revolução Francesa.
Assim, a Inconfidência Mineira de 1789, a Conjuração Fluminense de 1794, a Revolta dos Alfaiates de 1798 na Bahia e a Revolução Pernambucana de 1817 se constituíram nos principais movimentos políticos influenciados pelos ideais iluministas e que culminaram na Independência proclamada em 1822.
A luz que nos faz compreender, que nos traz conhecimento: é a luz da razão, ou seja, da capacidade humana de pensar. ... A RAZÃO APLICADA AO PROGRESSO = Usar a razão proporciona o PROGRESSO. Ou seja, os iluministas acreditavam que se os homens fossem racionais, a sociedade conheceria o progresso material e institucional.
102). Por meio da razão, do entendimento, da ilustração para qual nada mais se exige do que a liberdade, só o uso público da razão, que ocorre com a liberdade, pode realizar o esclarecimento. ... A liberdade é então elemento essencial para o encontro do esclarecimento.
O pensamento iluminista acreditava que a natureza divina estava presente no próprio indivíduo e, por isso, a razão e o experimento eram meios seguros de compreensão da essência divina. Inspirados pelas leis fixadas nas ciências naturais, os iluministas também defendiam a existência de verdades absolutas.
A importância da Enciclopédia para o movimento Iluminista se deu por permitir que qualquer pessoa que soubesse ler tivesse acesso a conhecimentos culturais, científicos e filosóficos. Além disso, teve grande influência na Revolução Francesa e na Independência dos Estados Unidos.
Ela foi escrita na época do iluminismo e serviu para difundir o conhecimento, o que os iluministas acreditavam ser a luz no fim do túnel, o que tirariam o povo da ignorância e também para transmitir seus princípios.
Encyclopédie, ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers (traduzido da língua francesa, Enciclopédia, ou dicionário racional das ciências, artes e profissões) foi uma das primeiras enciclopédias que alguma vez existiram, tendo sido publicada na França no século XVIII.
O enciclopedismo foi um movimento filosófico-cultural originado do iluminismo, desenvolvido na França por Diderot e d'Alembert e que buscava, a partir dos novos princípios da razão, catalogar todo o conhecimento humano na Encyclopédie, uma obra monumental, que constava de 35 volumes.
Jean le Rond d’Alembert
Difusão do Iluminismo A primeira enciclopédia moderna foi editada na França, em 1772, pelos estudiosos Jean d'Alembert e Denis Diderot e teve entre seus principais colaboradores os filósofos Voltaire, Rousseau e Montesquieu.
Resposta. Resposta: A Enciclopédia foi idealizada e editada pelo filósofo e escritor francês Denis Diderot com a colaboração do físico e matemático Jean D·Alembert.
No propósito de reunir esse conjunto de ideias, alguns intelectuais franceses, como Denis Diderot e D'Alembert, foram os responsáveis por produzir uma grande enciclopédia (publicada entre 1755 e 1772) que pudesse fornecer ao público as principais ideias do movimento iluminista.
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
Por que a enciclopédia foi proibida no século XVll?? Argumentando que o conhecimento verdadeiro tinha de ser filosófico. A enciclopédia começou a ser elaborada por Juan Diderot em 1746. ... Juan foi preso em 1759 e a venda de sua enciclopédia proibida até 1762, após o governo censurar diversos artigos.
Coordenada por D'Alembert e Diderot, "Encyclopédie" foi elaborada entre 1751 e 1780. Com base nos ideais iluministas, filósofos pretendiam, através do saber, criar o "cidadão esclarecido".
O francês Jean d'Alembert foi um dos fundadores da Enciclopédia Filosófica, uma publicação científica e filosófica bastabte importante durante o Iluminismo. Defendia que a Razão deveria ser o princípio a guiar a política, a economia e a cultura.
Resposta. D'Alembert deixava claro que o conhecimento provinha dos sentidos, e não de Roma ou da Revelação. O grande agente ordenador era a razão, que combinava as informações dos sentidos, trabalhando com as faculdades irmãs, memória e imaginação.
Diderot e D'Alembert, além de contribuírem com idéias, também se preocuparam em difundir os valores do iluminismo pela Europa. Através de uma grande compilação chamada “Enciclopédia”, reuniram o saber produzido por diferentes pensadores iluministas.
Denis Diderot foi um filósofo, escritor e enciclopedista francês e uma das mais proeminentes figuras do Iluminismo. Apesar de sua iniciação religiosa, foi um ateu materialista e um dos precursores da filosofia anarquista. ...
Denis Diderot (1713-1784) foi um filósofo, escritor e tradutor francês, um dos grandes pensadores do Iluminismo francês e principal idealizador da Enciclopédia, um dos símbolos do Iluminismo, que preparou ideologicamente a Revolução Francesa.
John Locke provavelmente é um dos filósofos iluministas mais conhecidos. O inglês, considerado o “pai” do liberalismo e fundador do empirismo, defendia a liberdade de expressão. Locke tinha algumas ideias polêmicas que causaram grandes conflitos na época.
Principais Ideias Diderot criticava o absolutismo e defendia a ideia de que a política era responsável por eliminar as diferenças existentes nas sociedades. Ter escravos não é nada, mas o que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos.