Certo é um adjetivo na língua portuguesa que qualifica aquilo que é verdadeiro, que não é passível de dúvida e que não está relacionado com erros. ... Além de significar algo que é verdadeiro, o adjetivo “certo” também pode ser utilizado para definir aquilo que é certeiro, garantido ou combinado.
Significado de Certa substantivo feminino Desprovido de dúvida, de incerteza; certeza: quantia certa. adjetivo Que exprime a verdade; sem mentiras nem erros; exato: conta certa. Que não permite dúvidas; seguro: é certo que amanhã o sol nascerá.
Tanto podemos dizer «é manhã» como «é de manhã». Já não acontece o mesmo com «é tarde» e «é de tarde». A segunda expressão refere-se apenas ao período da tarde (entre o meio-dia e o anoitecer), enquanto a primeira tanto pode indicar o período da tarde como o facto de ser demasiado tarde, fora de tempo.
advérbio Que ocorre no dia seguinte ao de hoje; que ocorre ou tem lugar no futuro: que nos acontecerá amanhã? Etimologia (origem da palavra amanhã). Do latim maneana, "cedo".
De manhã cedo não é redundância. ... Porque ao dizer "de manhã" já se disse ser em horário cedo do dia. De manhã jamais poderia ser tarde.
Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar. É, pois, um advérbio.
A forma correta de escrita da palavra é muito. Embora a pronúncia correta da palavra seja “muinto”, a escrita da palavra com a consoante n está errada.
A função da palavra muito no texto é de produzir o efeito de intensidade, algo que tal palavra sempre produz. c. Além do verbo, as outras classes gramaticais que podem ser modificadas por um advérbio são os adjetivos, sendo que no caso dos substantivos isso é difícil de ocorrer.
Resposta: Os outros advérbios de intensidade que podem ser usados no lugar de muito mantendo o sentido da oração são bastante e demais.
A classe gramatical de muito é pronome indefinido.
Por isso, “muita” é classificado como pronome indefinido adjetivo. Esta classe gramatical sempre estabelece concordância com o substantivo a que se refere. Em outras palavras, se “gente” é feminino e plural, emprega-se “muita”, por ter igual flexão.