A teoria atômica de Dalton foi a primeira abordagem científica proposta para o formador da matéria, o átomo. Ideias sobre a constituição da matéria (o átomo) surgiram na Grécia antiga, por volta de 450 a.C., a partir, principalmente, de Demócrito e Leucipo.
Em 1803, Dalton retomou as ideias de Leucipo e Demócrito e propôs o seguinte: “ A matéria é formada por átomos, que são partículas minúsculas, maciças, esféricas e indivisíveis.” Esse modelo fazia uma analogia à estrutura de uma bola de bilhar.
De acordo com sua definição linguística, o termo atomismo trata-se de uma “Doutrina filosófica que se desenvolveu na Grécia no séc. ... V a.C. Os atomistas acreditavam que os elementos básicos da realidade eram átomos, partículas de matéria indivisíveis, indestrutíveis, que se moviam no espaço.”
substantivo masculino Doutrina filosófica que se desenvolveu na Grécia no séc. V a.C. Os atomistas acreditavam que os elementos básicos da realidade eram átomos, partículas de matéria indivisíveis, indestrutíveis, que se moviam no espaço.
A escola pluralista é uma escola de filosofia composta por Anaxágoras, Empédocles e Demócrito. ... O denominador comum nas posturas filosóficas, desses pensadores consiste em admitir que não há um princípio único que explique todo o universo.
Atomismo (em grego antigo: ἄτομον atomon, o que não pode ser cortado, indivisível) é um filosofia natural que se desenvolveu em várias tradições antigas. Os atomistas teorizaram que a natureza consiste em dois princípios fundamentais: átomo e vazio.
Resposta: palavra que melhor definia a teoria de Leucipo era átomo, que significa, a rigor, indivisível. Para os antigos, o átomo seria a menor partícula possível e, segundo Demócrito, o agregado de átomos formaria tudo o que existe.
Logo, Demócrito formulou certas teorias, como: a matéria era divisível e poderia ser dividida continuamente entretanto haveria um número finito de divisões. Porém Dalton, já partia de um outro ponto: De que cada substância era constituída por um tipo de átomo específico e que eram idênticos e indivisíveis.
Essa substancia elementar, o arche, de democrito era o atomo, particulas minusculas invisiveis a olho nú, indivisiveis e eternas, que formavam as coisas. Para ele havia uma infinidade de atomos, para que houvesse uma infinidade de coisas possiveis de serem formadas no universo.
Entre os mais conhecidos, podemos destacar:
Escola jônica
Filósofos Pré-Socráticos
Os filósofos naturalistas, também conhecidos como pré-socráticos, acreditavam que existiam regras naturais, independentes da vontade dos homens e dos desejos dos deuses, e o ser humano era capaz de investigá-las. Exemplos: Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras.
Pois buscavam entender a natureza, mas não a natureza por si só e sim a arché (princípio), os filósofos buscavam encontrar o que foi o início de todas as coisas, a Physis que para eles eram o elemento primordial da natureza, eterno e em perene transformação, e por isso são chamados de filósofos naturalistas ou ...
Resposta. Resposta: eles procuravam explicações para os fenômenos naturais que observavam e, por isso, eram chamados de Filósofos da Natureza! ... Por isso, estes primeiros pensadores são chamados Filósofos da Natureza.
O naturalismo é, "em oposição ao sobrenatural ou espiritual, a ideia ou crença de que apenas as leis e as forças naturais operam no mundo; em extensão, a ideia ou crença de que não existe nada além do mundo natural". ... Eles acreditam em um ou mais deuses transcendentes ao natural, geralmente criador(es) da natureza.
a tendência naturalista das ciências humanas designam: 1 ponto as ciências que usam a hermenêutica. ... utiliza métodos das ciências naturais. utiliza métodos da biologia. métodos de investigação que se utilizam da hermenêutica, compreensão e aspectos culturais que tornam o indivíduo singular, único.
-Tendências humanistas: É a parte a Filosofia que, coloca a razão humana como o princípio de tudo, que dá importância para ética e moral, e as coisas boas do homem.
Resposta. O humanismo propõe o homem como sendo o "centro" do pensamento filosófico, como o homem sendo muito racionalista. Já o Naturalismo diz que o homem é desprovido de livre-arbítrio e que está a mercê de coisas que não pode controlar.
Resposta. Resposta: Ciências humanas. ... O ponto comum entre essas ciências é o objetivo de desvendar as complexidades da sociedade humana, do aparelho psíquico e de suas criações, ou seja, têm o ser humano como seu objeto de estudo ou o seu foco.
Naturalismo foi um estilo de época de finais do século XIX. Seu surgimento está associado à publicação, em 1859, do livro A origem das espécies, de Charles Darwin (1809-1882), que revolucionou o pensamento científico na segunda metade desse século. O estilo possuiu características como o determinismo e a zoomorfização.
Na concepção naturalista, a natureza é completamente conhecível, porque ela apresenta uma unidade, uma regularidade e uma perfeição que é resultado das leis objetivas que podem ser decifradas pelo conhecimento científico e seus métodos. ... No naturalismo, somente as leis e as forças da natureza atuam no mundo.
No Realismo e no Naturalismo a o determinismo, ou seja a sociedade ura determinar como o indivíduo vai agir, a diferença é que no Naturalismo é por um viés científico e no Realismo por um viés psicológico, também se tem o zoomorfismo (comparação de pessoas com animais), mas no Naturalismo é utilizado com mais ...