Atualmente, é mais difícil que uma empresa peça para você fazer uma carta de apresentação, pois ela era muito mais comum antes dos processos seletivos on-line. Porém, ainda existem algumas organizações que pedem esse documento.
Além da seleção, muitas empresas investem no modelo de apresentação para que as reuniões fiquem mais dinâmicas e completas. Como você pode ver, dominar a elaboração e execução de uma boa apresentação profissional é uma habilidade importante para o mundo profissional, que tem buscado profissionais cada vez mais completos em todas as áreas do mercado.
Ao contrário da decoração, assimilar os conteúdos garante uma apresentação fluida e é uma das características de um profissional de sucesso. Em uma apresentação sobre seu currículo, por exemplo, em vez de decorar todas as palavras, compreenda que faz sentido começar a apresentação com informações gerais, seguidas de formações e experiências, e, por último, seus objetivos e pretensões.
Dê uma breve visão geral dos principais pontos ou seções que você abordará em sua apresentação. Isso ajuda o público a entender a estrutura e o fluxo de sua apresentação e cria antecipação.
Agora que você já sabe quais são as melhores dicas para uma boa apresentação, também é importante ter em mente os principais erros que muitos cometem durante as falas em público. Portanto, lembre-se de ficar longe de erros como:
Além disso, lembre-se de ter uma boa postura da coluna, gesticular moderadamente com as mãos e atentar para a importância de sorrisos e olhares para seus espectadores, ajudando-os a se conectar com sua apresentação.
Antes de partir para as dicas sobre a montagem da apresentação, é importante manter o foco sobre o tema que se quer abordar, etapa que pode gerar muitos erros e comprometer todo o processo.
Aqui na Unopar, incentivamos nossos alunos a trabalhar seus diferenciais para conquistar as melhores oportunidades do mercado. Com a parceria exclusiva do Canal Conecta, eles têm a chance de buscar emprego e estágio em sua área de interesse, ao mesmo tempo em que investem em seu futuro profissional.
Mesmo que você tenha simplificado a mensagem e saiba exatamente o que precisa dizer durante a apresentação profissional, talvez exista uma quantidade considerável de texto para falar em um intervalo de tempo pequeno.
Se você está pensando em aprimorar suas habilidades nesta área ou começar do zero e se tornar especialista em apresentações em público, leia este post e confira 6 dias para preparar uma apresentação profissional de sucesso e impressionar a todos!
Agora que você já sabe da importância de uma apresentação profissional de qualidade em diversos contextos, que tal descobrir as melhores dicas para uma apresentação impecável?
A carta de apresentação é uma forma de te conhecer ainda mais, portanto, ela serve como um complemento ao currículo e ajuda a empresa a traçar o seu perfil de forma mais completa.
Sendo assim, não deixe de testar os recursos que serão empregados no dia do evento. O processo é necessário para todo tipo de atividade, seja uma exposição de slides em uma pequena sala de reuniões, seja uma videoconferência que envolva a participação de várias pessoas.
Delimitar bem o tema é uma das dicas de ouro para uma boa apresentação, evitando fugir demais do tema. Quando isso ocorre, quem está assistindo sua fala pode se sentir confuso e perdido quanto aos seus objetivos. Por isso, tenha em mente o motivo de sua apresentação e não se afaste demais dele.
Além de garantir que o público compreenda suas ideias e propostas, você precisa trabalhar com estratégias que ajudem a cativá-lo. Isso pode ocorrer pelo uso de uma linguagem mais informal, exposição de argumentos fortes, inserção de perguntas no meio do diálogo etc. Tudo dependerá do perfil das pessoas que vão participar do evento.
Como escrever uma apresentação? O que deve estar em uma apresentação poderosa? Uma ótima apresentação engloba vários elementos-chave para cativar seu público e transmitir sua mensagem com eficácia. Aqui está o que você deve considerar incluir em uma apresentação vencedora:
Agora que está tudo pronto para a apresentação e chegou o momento, é importante ter confiança em todo seu trabalho e manter uma postura que demonstre preparo, tranquilidade e inteligência emocional no mercado de trabalho em que você atua.
Mas atenção, decorar não é uma boa ideia! Quando decoramos algum conteúdo, costumamos usar nossa memória de curto prazo, também chamada de memória de trabalho, que usamos para decorar coisas que precisamos naquele momento, mas que não vamos precisar no futuro e por isso ficam prontas para serem rapidamente apagadas.
No contexto profissional, essa exigência não é diferente. Muitas empresas incluem a apresentação pessoal como uma etapa da seleção de candidatos para algumas vagas. Assim, além de passar por entrevistas e entregar uma carta de apresentação satisfatória, os candidatos precisam demonstrar habilidade ao apresentarem seu currículo neste formato.
Confira como criar a carta de apresentação de currículo
Exemplo: Sou um profissional com MBA em (nome do curso) pela FGV, inglês fluente e destacada experiência de 12 anos na área Financeira, atuando na… (Cite suas principais realizações na área). Busco novos desafios e acredito que sua empresa possa ter interesse em minhas qualificações.
Para a primeira pergunta, a resposta é simples: é o seu nome e o principal cargo (ou nível e área) em que você tem desenvolvido sua carreira em suas mais recentes experiências. Enfoque o assunto sempre em harmonia com seus atuais objetivos profissionais.
O QUE ESCREVER NO CORPO DO EMAIL AO MANDAR UM CURRÍCULO
Como se apresentar em um e-mail
Como atender melhor o cliente pelo WhatsApp?
Ou seja, ele precisa ser bem mais simples e objetivo!
7 dicas para melhorar sua apresentação pessoal no trabalho
Durante a entrevista: o que falar
É interessante começar a sua descrição informando o seu nome completo, local de nascimento, data de nascimento, idade, local em que reside atualmente e demais informações pessoais. Para continuar, você pode colocar os seus diplomas acadêmicos, ou seja, sua formação, seus cursos e habilidades.
Fuja dos clichês que se usam em uma entrevista de emprego, como "sou perfeccionista" ou "sou viciado em trabalho". Se realmente quer apontar estes defeitos, contorne a situação. Diga frases como: “às vezes, gasto mais tempo com detalhes” ou “tenho de trabalhar menos arduamente e trabalhar mais produtivamente.”
Os 7 maiores sonhos dos brasileiros
Como valorizar as qualidades?
10 qualidades que todo profissional deve se esforçar para ter