Alguns exemplos de trabalhos no Setor Terciário são: professores, advogados, mecânicos, garçons, guias turísticos, atendentes comerciais, porteiros, seguranças particulares, vendedores, administradores, programadores, web designers, entre inúmeros outros.
Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia, os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização).
O setor secundário corresponde a um ramo de atividade que processa ou transforma os produtos oriundos do setor primário (agricultura, pecuária, extração mineral, vegetal e animal entre outros) em bens de consumo ou mesmo máquinas.
Dessa forma, tais áreas necessitam de menos mãos de obra e de alta qualificação, fazendo com que grande parcela de trabalhadores assalariados sigam para o comércio e os serviços. A consequência dessa situação é o aumento das atividades informais, como as de ambulantes e camelôs.
O setor terciário, conhecido por abranger as atividades de comércio de bens e prestação de serviços, demonstra expressiva relevância na economia brasileira, sendo que, há vários anos a composição do PIB tem participação expressiva deste segmento.
O setor primário é o responsável pela extração de recursos provenientes da natureza. É o setor que explora o meio ambiente para produzir itens para o consumo ou que serão vendidos. Extração de petróleo, agricultura, extrativismo vegetal e animal, pesca e pecuária são as atividades de destaque do setor primário.
O setor secundário transforma os bens primários em mercadorias e destina-as ao setor de comércio e serviços. O Setor Secundário da economia é o responsável pela transformação dos bens e matérias-primas advindos do setor primário em mercadorias, que são transferidas para a comercialização no setor terciário.
Resposta. A principal importância deste setor no sudeste é basicamente a renda econômica,que beneficia tanto a parte sudeste do pais quanto o resto. Ex:multinacionais-carrefour,wall mart ,montadoras, ford ,GMC dentre outras.
O setor terciário é fundamental para o aquecimento e crescimento da economia do país, relacionando-se diretamente com o índice do Produto Interno Bruto (PIB), a criação de empregos e de renda. ... O desenvolvimento econômico do setor também é influenciado pelo seu relacionamento com os setores primário e secundário.
Setor primário Pecuária: tem o segundo maior rebanho bovino do país. Sua produção de carne bovina e suína permitiu o desenvolvimento de frigoríficos e a pecuária leiteira. Houve também o criadouro de aves, com ela a produção de ovos que corresponde a aproximadamente 40% do total nacional.
As principais atividades econômicas desenvolvidas na Região Sudeste são: Extrativismo mineral. Turismo e atividades culturais. Indústria de transformação.
A economia do Sudeste é muito forte e diversificada. A região Sudeste pertence a maior região geoeconômica do país, em termos de economia. A agricultura é praticada em todos os estados da região. Os principais produtos agrícolas cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas.
A economia da Região Sudeste do Brasil é movida pelas produções industriais, agrícola, de comércio e serviços. O Sudeste é a Região mais rica do País, concentrando 55,4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. ... As principais atividades econômicas desenvolvidas na Região Sudeste são: Extrativismo mineral.
Dizemos que a região sudeste é a locomotiva do país porque a região puxa a economia sendo responsável por mais da metade do pib do Brasil. O IDH(índice de desenvolvimento humano) da região é 0,824 superior ao IDH do Brasil.
Alguns dos mais importantes ramos industriais da região são: as automobilística (com mais força em São Paulo), siderúrgica (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), petroquímica (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), navais (Rio de Janeiro) petrolífera ( Rio de janeiro e Espirito Santo).
Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.
Entre as atividades industriais que mais se destacam na região sul estão aquelas ligadas aos ramos metalúrgico (indústria de bens de produção), automobilismo (indústria de bens de consumo duráveis), têxtil e alimentícios (indústria de bens de consumo não duráveis).
O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira.
A industrialização se concentrou na principalmente na região SUDESTE do país nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro porque as indústrias procuravam lugares perto onde havia bastante concentração de pessoas (nas metrópoles principalmente) para que tivessem bastante funcionários e uma região com grandes consumidores!
Resposta: Na agricultura, os principais produtos cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas. Na pecuária, o maior rebanho são os dos bovinos, e o estado de Minas Gerais é o principal criador.
A atividade industrial consiste no processo de produção que visa transformar matérias-primas em mercadoria através do trabalho humano e, de forma cada vez mais comum, utilizando-se de máquinas.