A dor na mão pode acontecer devido a doenças auto-imunes, como artrite reumatoide e lúpus, ou devido a movimentos repetitivos, como no caso da tendinite e da tenossinovite.
Coluna vertebral (espinha)
Resposta. Resposta: As articulações costovertebrais (sinoviais) caracterizam a junção entre as vértebras torácicas e as costelas.
Disco intervertebral é uma articulação entre os corpos das vértebras adjacentes, que funciona de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura.
Articulações dos Corpos Vertebrais São anfiartrose do tipo sínfise, projetadas para suportar peso e garantir resistência.
Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente).
As articulações atlanto-occipitais são as articulações entre C1 e os côndilos occipitais que permitem movimento de flexão e extensão do pescoço. São articulações sinoviais do tipo condilóide, revestidas por cápsulas articulares frouxas.
No adulto, as curvaturas com mesma direção da coluna embrionária são denominadas primárias e as curvaturas de direção oposta, com concavidade posterior são secundárias. As curvaturas secundárias (cervical e lombar) são extremamente móveis em relação às primárias (torácica e sacral).
A coluna, por si só, apresenta curvaturas normais que consistem em curvatura convexa anterior no pescoço (região cervical), convexa posterior na coluna superior (região torácica), convexa anterior (região lombar) e levemente convexa posterior na região sacral.
Cada vértebra é ligada a uma costela, formando uma “grade de proteção” contra choques mecânicos que protege o coração e os pulmões. Além disso, a coluna protege a medula espinhal e os nervos espinhais, sustenta todo o peso do corpo, e tem papel essencial no movimento de braços e pernas e na nossa locomoção.
Alterações na coluna representadas por desvios anormais ou acentuamento de curvas normais já existentes é o que chamamos de desvios posturais.
Resposta: Alterações na coluna representadas por desvios anormais ou acentuamento de curvas normais já existentes é o que chamamos de desvios posturais.
As principais causas para esses desvios variam desde genéticas como posturais ou podem ser de causas idiopáticas (de origem desconhecida). Tendo em vista que a maioria das causas de desvios posturais atualmente é devido aos maus hábitos posturais ou de causa idiopática.
Conheça 5 práticas para tratar o desvio de postura
A causa de maior parte dos desvios patológicos da coluna vertebral é idiopática, ou seja, sua origem é obscura, desconhecida. Nos casos em que é possível determinar a causa, os desvios anormais da coluna podem ter explicação genética ou, então, serem provocados por anomalias congênitas ou adquiridas ao longo da vida.
Além do aspecto visual, visto que as costas tendem a ficar curvadas de forma inadequada, as alterações posturais também geram sintomas como:
Vamos entender o que acontece e quais são os principais problemas que você pode evitar/tratar:
As principais lesões causadas pela má postura
Alterações posturais, ou desvios posturais, são alterações na coluna vertebral representadas por desvios anormais ou acentuação de curvaturas normais (nas regiões torácica e lombar) já existentes ou pelo aparecimento de curvaturas novas.
Curvaturas naturais A coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente).
Veja as doenças laborais mais frequentes devido à postura incorreta!
O que é Postura?
Postura é a posição adaptada por alguém a uma determinada altura ou relativamente a algum assunto. ... Existem diversos tipo de posturas, como as mulheres japonesas que se sentam "em cima" do pés, com as duas pernas viradas para um lado, ou os braços cruzados como quem está na defensiva ou não apoia um ato.
Resposta. A postura é composta das posições de todas as articulações do corpo em um dado momento, e o alinhamento postural estático é bem mais descrito em termos de posições das várias articulações e partes do corpo (KENDALL, 1995).
Postura de valores (Werthaltungen) designa em psicologia o traço de personalidade caracterizado pela tendência que as pessoas tomam no julgar determinados objetivos (ex. liberdade, igualdade) ou disposições de ação (ex. honestidade, prestatibilidade).