EQST

Qual A Finalidade Da Poltica Para Aristteles?

Qual a finalidade da política para Aristóteles?

Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).

Porque Platão não era a favor da democracia?

Verificado por especialistas Para Platão só haveria um governo justo se esse fosse formado por filósofos (sábios), pois eles teriam a racionalidade e eticidade. ... Por isso muitos supõe que a aversão de Platão à democracia vem do fato de que Sócrates foi condenado à morte por essa forma de governo.

Como o pensamento ético platônico pode contribuir para nossa vida hoje?

Resposta. Resposta: para nos levar a pensar sobre como a vida é , um dia após o outro e assim vivenciando como nunca. Viva e reviva momentos enquanto a tempo , se divirta e aguarde seu tempo.

Porque é importante ser ético na sociedade de hoje em dia?

A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. ... Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões.

Quais são os argumentos de Platão a favor da hierarquia?

Nota-se que para Platão, a felicidade é fruto da vivência de determinadas virtudes, como são a sabedoria, a coragem e a temperança. ... Sua superioridade em relação aos demais cidadãos, desenvolvida pela educação e pelas virtudes que adquiriu durante a vida, faz dele o mais apto para tão elevado cargo.

Qual é a relação que Platão faz da Razão emoção E o mundo das ideias?

Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.

O que se pode pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante e quem sabe mais qual é afinal a relação entre verdade e bem entre Saber a verdade é fazer o bem?

O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? ... Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela em que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto outros defendem maior igualdade e democracia.

O que significa o dualismo psicofísico de Platão e por que essa concepção influenciou a ética pensada por ele?

O Dualismo Psicofísico é uma concepção de Platão, que afirma que todo homem possui um corpo e uma alma. A alma constitui o homem e comanda o corpo, tendendo sempre para a busca do melhor, uma vez que o corpo é mortal e não conhece o bem. Platão afirma que, apesar de diferentes, todas as almas possuem o senso de Bem.

Qual a concepção de corpo alma Segundo Platão e Descartes?

Descartes demonstra a superioridade da alma em relação ao corpo, devido ao uso da razão, mas isto não significa que o corpo deva ser desprezado, pois, sem ele, a alma não teria motivo de existir, ela apenas tem sentido unida ao corpo.

Em que consistia a concepção sobre o dualismo psicofísico?

O Dualismo Psicofísico, afirma que o corpo é mortal, imperfeito e impuro, e a alma é imortal, perfeita e pura. O Dualismo Psicofísico, explica que uma vez que controlamos as vontades emocionais do corpo como paixões, nós automaticamente abrimos espaços para novas ideias.

O que é uma concepção monista da Filosofia?

Em geral, é o nome dado às teorias filosóficas que defendem a unidade da realidade como um todo (em metafísica) ou a existência de um único tipo de substância ontológica, como a identidade entre mente e corpo (em filosofia da mente) por oposição ao dualismo ou ao pluralismo, à afirmação de realidades separadas.

O que é o dualismo psicofísico como ele explica o ser humano *?

O dualismo psicofísico é caracterizado pela consideração da existência de uma divisão do ser entre corpo e alma. ... Portanto, o dualismo psicofísico é caracterizado pela existência de dois componentes do indivíduo: o corpo e a alma, sendo, no homem, a alma definida como imortal e pura enquanto o corpo é mortal e impuro.