Tônus é a resistência de um músculo ao alongamento passivo ou estiramento . As alterações do tônus podem ser de aumento (hipertonia), diminuição (hipotonia) ou ausência completa (atonia).
Hipotrofia – Global Cirúrgica. É a redução no volume de uma célula pela perda de alguns de seus componentes estruturais o que consequentemente vai diminuir sua função e o tamanho do órgão como um todo.
O tono muscular é avaliado pela palpação dos músculos, movimentação passiva dos membros e balanço passivo de extremidades. Nos primeiros meses de vida, a cabeça do bebê deve sempre ser centralizada para o exame, pois, a presença do reflexo tônico-cervical assimétrico altera o tono caso a cabeça esteja lateralizada.
O MAS é uma escala de classificação de 6 pontos que avalia o tônus muscular através da manipulação manual da articulação através da sua amplitude de movimento, gravando clinicamente a resistência aos movimentos passivos.
Significado de Tônus Condição de contração que se mantém permanente, pouco intensa, não patológica, ocorrendo nos músculos.
Quando a espasticidade está associada a qua- dro doloroso, pode-se quantificar pela Escala Analógica de Dor, com escore que varia de 0 (au- sência de dor) a 10 (pior dor possível)24(D).
A fisioterapia na espasticidade pode ser feita com a utilização de:
O teste para o clônus (alternâncias rápidas e rítmicas de relaxamento e contração muscular causadas pelo estiramento passivo e súbito do tendão) é realizado pela dorsiflexão rápida do pé no tornozelo. O clônus sustentado sugere lesão de neurônio motor superior.
Um exemplo de doença que cursa com espasticidade é o acidente vascular encefálico (AVE ou AVC). Já a rigidez é um endurecimento muscular, que diminui a velocidade e amplitude dos movimentos, não-dependente de velocidade e presente em todo o arco de movimento.
A hipertonia é o aumento anormal do tônus muscular, em que o músculo perde a capacidade de estiramento, podendo resultar em aumento da rigidez devido à sinalização constante de contração muscular.
Hipotonia é um termo médico que indica diminuição do tônus muscular. Também conhecido como flacidez. Também pode ocorrer doenças que afetam partes do cérebro, principalmente o cerebelo.
Caracterizado por uma hipe- rexcitabilidade dos reflexos miotáticos e cutâneos que fomentam o tônus muscular (hipertonia espástica). Este estado alterado do tônus, é velocidade dependen- te, ou seja, é exacerbado durante o movimento passivo de estiramento balístico gerando uma contra-resistên- cia ao movimento.
Espasticidade é quando ocorre um aumento do tônus muscular, envolvendo hipertonia e hiperreflexia, no momento da contração muscular, causado por uma condição neurológica anormal.
O que é hipertonia em bebês ? O tônus muscular é o estado de contratilidade em que os músculos se encontram. Hipertonia é o aumento do tônus muscular normal, comum nos músculos dos membros superiores e inferiores de bebês .
Outra causa muito comum de rigidez muscular é a falta de nutrientes específicos no organismo, como o magnésio e potássio. Por isso, uma dieta balanceada é fundamental para ter uma vida saudável e equilibrada.
Interposição da língua A grande vilã é a hipotonia, ou seja, falta de tônus muscular. A fraqueza muscular causa a projeção da língua. O mal posicionamento lingual pode acarretar alterações no crescimento orofacial incluindo alterações dentárias.
Hipotonia é a diminuição do tônus muscular e da força, o que causa moleza e flacidez. O sintoma é comumente relacionado à paralisia infantil ou outras desordens neuromusculares. Se não tratada ela pode gerar diversos problemas, principalmente na região do quadril.
As principais causas de origem periférica incluem as doenças da unidade motora, entre elas a atrofia muscular espinhal infantil (doença do motoneurônio medular); doença de Charcot Marie e Dejerine-Sotta (nervos); miastenia e botulismo (junção neuromuscular) e miopatias (músculo), entre elas, as miopatias congênitas, ...
Dicas de brincadeiras para trabalhar a hipotonia em casa
Coloque o bebê de costas e segure seus pés. Alterne os movimentos segurando uma perna esticada e colocando a outra no seu peito. Repita esse movimento três vezes com cada perna e deixe o bebê descansar antes de fazer de novo.
Colocar o bebê de barriga para baixo é uma das formas de fortalecer o músculo do pescoço. O pequeno irá se apoiar com segurança em uma superfície plana e levantar a cabeça. Você pode colocá-lo de bruços no chão, em cima de um tapete fofinho e com diversas almofadas em volta.
Moleza Se o bebé de repente ficar muito mole, 'como um boneco de trapos' e é incapaz de manter a cabeça erguida, sentar-se, ou chegar a um brinquedo, telefone imediatamente ao pediatra ou dirija-se ao serviço de urgências. Estes sintomas súbitos podem ser muito graves.