O Presunto Royal é feito artesanalmente com pernil íntegro, possui um cozimento lento de 12 horas e é marinado no vinho branco, o que garante a integridade da carne e o sabor inconfundível.
O presunto de Parma é obtido da perna do porco. Após resfriá-lo por cerca de 24 horas a uma temperatura que não deve cair abaixo de 0° C, o presunto é cortado e o excesso de casca e gordura são removidos. A partir daí começam os processos de salga, que duram por volta de 18 dias.
São utilizados apenas quatro ingredientes no processo: perna traseira de um suíno, sal, ar e tempo. A salga inicial é realizada com sal úmido na pele e sal seco nos músculos. A temperatura é crítica nesta fase: a perna muito fria não absorve o sal de maneira adequada e o sal é o único conservante utilizado.
Um dos frios mais populares em todo o mundo, o presunto pode ser consumido cru ou cozido. Advindo da pata do porco, esta carne apresenta variações de cor, sabor e preço dependendo do método de produção usado em sua fabricação.
Preparo
Presunto cru (ingredientes e preparo):
Serrano, Presunto Ibérico, Pata Negra, Prosciutto, Presunto de Parma? ... Os presuntos serranos têm patas mais bonitas esteticamente e curtas, e os ibéricos têm patas mais largas e maiores. O prosciutto, cuja origem é italiana, especificamente da região de Parma e San Daniele, é mais macio e rosado.
Experimente preparar o prosciutto com a cura seca.
Para fazer presunto, o pernil de porco deve ser temperado em salga úmida, ou seja, na imersão da carne em uma solução salina saturada, na qual, inicialmente, o sal passa da salmoura para os fluídos da carne e, posteriormente, uma certa quantidade de água da salmoura também passa para o interior da carne.
Preparação. Ao contrário de outros presuntos, o pernil que dá origem ao speck é desossado no início da preparação. A carne é então salgada e temperada com alho, louro, zimbro, noz-moscada e outras especiarias. Em seguida, o speck é ligeiramente fumado a baixa temperatura (cerca de 20° C).
Primeiro deve retirar-se a pele e depois a gordura que tem uma tonalidade amarela. É possível que à medida que se realizam os cortes apareçam zonas com mofo e que forma parte do resultado natural do processo de secagem e maturação e basta retirar essa parte que não acarreta nenhum risco para a saúde.
Mas não posso congelar? O presunto pode, sim, ser congelado: inteiro, em fatias, em cubinhos ou como quiser. Mas perderá muito em sabor e, em especial, na textura. Se o procedimento for necessário, prefira peças maiores, que sofrem menos com o descongelamento.
O presunto serrano é um produto de consumo diário, pelo que uma peça inteira pode durar semanas ou meses dependendo de quanta gente viva em casa.
Conservar entre +0ºC e +10ºC. Uma vez aberta a embalagem conservar em lugar seco e fresco, protegido da luz, mais ideal é manter refrigerado. Consumir de preferência antes de 12 meses.
Quando se trata de presunto cortado ou em fatias, deverá ser conservado no frigorífico, em recipiente estanque ou coberto com película aderente. Deve-se evitar o contacto com o ar e refrigerá-lo a uma temperatura entre 6º e 10ºC.
24 meses
Para garantir uma boa conservação do presunto, o mais importante é recorrer ao recipiente certo - que podem ser potes herméticos ou sacos zip lock, que são bem vedados. A boa notícia é que ele pode ser congelado de diferentes maneiras: em fatias, cubos, peças maiores ou ralado.
Guardando na geladeira O ideal é colocar o presunto na gaveta dos frios. Para aumentar o tempo de vida do presunto, coloque-o em um recipiente com fecho hermético. Isso fará com que a umidade não entre em contacto com o presunto, evitando que ele se estrague.
três meses
Para armazenar frios, escolha a gaveta da geladeira ou as prateleiras mais altas do refrigerador. Como o nome já indica, os frios necessitam de refrigeração! Se for comprar presunto, mussarela e/ou salaminho fatiados, compre menos quantidade, pois esses se deterioram rapidamente, no máximo, 5 dias.
A mortadela fatiada como costumamos comprar nas mercearias e mercados podem ser guardadas na geladeira (refrigerador) embalados em um pote plástico para ter espaço para respirar ou cobertos com papel alumínio. O papel filme também pode ser usado, mas como não vai sair ar pode ocorrer de dar água.
Muitas vezes, queijos e frios são vendidos em porções grandes, mas ao contrário do que as pessoas pensam, eles podem sim, ser congelados.
O correto é não colocar nenhuma embalagem, mas em últimos casos o embutido pode ser armazenado em um pote plástico grande, para que possa "respirar". 3. Depois de aberto, a dica é guardar o alimento dentro da geladeira. Geralmente o tempo ideal para consumo é de 30 a 60 dias, mas varia de acordo com o tipo de embutido.
5 dias
Mas atenção, depois de aberta a embalagem, a mortadela deve ser armazenada em geladeira, pois em sua superfície poderão crescer bolores que estavam inibidos pela embalagem a vácuo.