Como estudioso de antropologia, Freyre era adepto das teorias do antropólogo alemão, radicado nos Estados Unidos, Franz Boas. Boas defendia que a cultura de um povo deveria ser estudada não em comparação à própria cultura do antropólogo, mas com uma imersão desse profissional naquela cultura como se fizesse parte dela.
Considerado um dos mais importantes sociólogos brasileiros do século XX, o pernambucano foi também antropólogo, artista plástico e jornalista. Com a publicação, em 1933, do livro Casa-Grande & Senzala, Gilberto Freyre revolucionou a historiografia brasileira.
Casa-Grande & Senzala é um livro do sociólogo brasileiro Gilberto Freyre publicado em 1933. Freyre apresenta a importância da casa-grande na formação sociocultural brasileira, assim como a da senzala na complementação da primeira. ... Com isso refuta a ideia de que a miscigenação teria levado à uma raça inferior no Brasil.
O livro "Casa Grande e Senzala", do sociólogo Gilberto Freyre, foi lançado em 1933. ... O livro está estruturado em cinco capítulos onde são analisados três povos que constituíram o Brasil: o indígena, o português e o negro. Um dos objetivos do livro é responder às teses racistas que vigoravam nos anos 20 e 30 no mundo.
Casa Grande é geralmente o maior edifício do engenho onde abriga a família do dono do engenho. Senzala era onde ficava os escravos. Não avia cômodos, só tinha um lugar onde todos dormiam no chão.
Casa-grande era a casa da família do proprietário das grandes propriedades rurais do Brasil colonial. Inicialmente, o termo não era utilizado para designar toda a residência — chamadas casas de morada ou casas de vivenda — , mas apenas a principal varanda da casa, tendo, por catacrese, passado a denominar toda ela.
Gilberto Freyre
Críticos e historiadores divergem sobre o retrato do Brasil Colônia. O livro Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, fez um grande sucesso no Brasil e no exterior quando foi lançado, em 1933. Mas a obra, que completa 80 anos em 2013, também gerou muita polêmica.
Constata-se que as diferenças sociais estão fixadas na sociedade. d. ... · Pergunta 4 0 em 0 pontos Quando estudamos a formação sócio-histórica do Brasil, a escolha de Gilberto Freyre e sua obra “Casa-Grande & Senzala” justifica-se por ser: Resposta Selecionada: a. Um livro extenso e repleto de informações interessantes.
O autor foi responsável por dar um significado positivo àquilo que ele cunhou como o caráter essencialmente brasileiro: a miscigenação. Até então, os intelectuais que pensavam a nação viam a população miscigenada como um defeito, um erro social.
Recife, Pernambuco, Brasil
Gilberto Freyre foi um dos primeiros e mais proeminentes pensadores da sociologia brasileira. Freyre tentou compreender as relações sociais dos brasileiros no período colonial de nosso país, procurando estabelecer uma relação de classes entre senhores e escravos para a formação das relações sociais no século XX.
As principais influências de Gilberto Freyre são o antropólogo alemão Franz Boas (1858-1942), Max Weber, o poeta americano Vachel Lindsay (1879-1931), a poeta americana Amy Lowell (1874-1925), entre muitos outros. Desta maneira, ele se afasta do positivismo imperante na intelectualidade brasileira do momento.
18 de julho de 1987
Resposta: essas são as três culturas que constituem: a europeia, a indígena e a africana.
Pode-se apontar que a partir da obra do sociólogo Gilberto Freyre tem-se que o mesmo abordou a temática racial, de modo a promover a superação do conceito de raça por meio do conceito de cultura.
É correto dizer que Gilberto Freyre procurou pensar a formação da sociedade patriarcal brasileira, a partir da publicação de Casa Grande & Senzala, influenciado: a) pelas teorias raciais do nazismo. ... e) pelo pensamento autoritário do fascismo italiano.
(1,0) A)Gilberto Freyre entende que a cultura brasileira é um resultado da influência das tradições e dos costumes europeus. ... E)Um dos principais legados intelectuais de Freyre é a valorização dos europeus e a defesa das teorias racialistas.
E possivel afirmar que a resposta de Gilberto freyre a) reforça o preconceito racional dos antigos senhores escravocratas. b)desrespeita a figura da mulata. c)pondera a questão do racismo no Brasil com a evidência de que há democracia racial, ainda que imperfeita. d)incita o ódio entre as raças.
1º) É possível perceber que a sociedade brasileira tem certas particularidades, que analisadas, apontam as base de formação social do Brasil. Quais são essas bases de formação sociedade brasileira? a) Modelo Neoliberal e colonial.
O povo brasileiro foi originado a partir da miscigenação entre diferentes etnias. A população brasileira é bastante miscigenada. ... São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Exemplos de identidade cultural
A identidade cultural no Brasil é comumente atribuída a uma origem: a miscigenação entre brancos, negros e indígenas. No entanto, a realidade não é tão simples assim. Afinal, apesar de mais de 50% da população brasileira ser negra, pouco sabemos sobre a história da África, por exemplo.