A Psicopedagogia é uma composição de dois saberes - a Psicologia e a Pedagogia. Ela atua na área da Educação (Institucional) e Saúde (Clínica) e estuda o processo de aprendizagem humana.
A Psicopedagogia chegou ao Brasil na década de 70, em uma época cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM) que virou moda neste período, servindo para camuflar problemas sociopedagógicos (BOSSA, 2000, p. 48-49).
ESPECIFICIDADE E CONCEITUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA: AMARAL, S.; BOMBONATTO, Q., FAGALI, E. Q.; FELDMAN, C.; GASPARIAN, M. C. C.; MENDES, M. H.; MALUF, M. I. M.; PORTILLO, E. M. L.; SANTILLI, S. L. N. & SCOZ, B. J. L.
São elas: a Psicologia Genética de Jean Piaget, a Psicanálise de Freud e a Psicologia Social de Pichon-Rivière. Posteriormente, muitas outras teorias contribuíram e enriqueceram a teoria psicopedagógica, tais como a teoria de Vygotsky, a psicogênese da língua, tão bem defendida por Ana Teberosky e Emília Ferreiro.
Na França surgiu Janine Mery, psicopedagoga que apresentou em seus trabalhos algumas considerações e idéias sobre o termo psicopedagogia e adotou este termo para caracterizar uma ação terapêutica, onde apresentavam dificuldades de aprendizagem.
Entre eles estão: Sara Paín, Jorge Visca, Alicia Fernández, outros autores também tiveram algumas contribuições, como; Jacques Lacan, Maud Mannoni, Fraçoise Dolto, Janine Mery, Michel Lobrot, Pierre Vayer, René Diatkine, George Mauco, Pichón-Riviére entre outros.
A preocupação maior da Psicopedagogia é o ser que aprende, o ser cognoscente e o seu objetivo geral é desenvolver e trabalhar esse ser de forma a potencializá-lo como uma pessoa autora, construtora da sua história, de conhecimentos, e adequadamente inserida em um contexto social.
Psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão da gênese de aprendizagem, do processo de aprendizagem e do sujeito cognoscente. ... Ênfase no caráter interdisciplinar busca conhecimentos em várias áreas para criar o seu próprio objeto de estudo.
O objeto central de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
Com relação à aplicabilidade, o teste IAR mostrou-se eficaz para avaliar os escolares cegos, oferecendo instruções úteis para que profissionais e familiares adotem estímulos e estratégias que favoreçam o desenvolvimento dos mesmos. Palavras-chave: cegueira; educação de cegos; avaliação de habilidades; educação special.
Cada criança lê e numera as palavras ditadas pela professora. Coloque de 8 a 10 palavras. Peça que numerem pelo menos 5 palavras. Procure colocar palavras que se iniciem com as mesmas letras.