Quais os tipos de incêndio?
O extintor tipo ABC contém fósfato monoamônico e além de extinguir gases inflamáveis e equipamentos elétricos, também pode ser utilizado em materiais sólidos. Assim podemos notar que a diferença entre os extintores BC e ABC é em sua composição.
A principal diferença entre esses tipos de extintores está na composição do pó químico que é utilizado para extinguir o incêndio. Os extintores BC utilizam o Bicarbonato de Sódio como principal agente, e os extintores ABC usam a Amônia e seus derivados como principal componente químico.
O extintor de incêndio ABC atua isolando quimicamente os materiais combustíveis de classe A, que são papéis, tecidos, madeira ou borracha, ao passo que, nos casos de incêndios classe B, abafa e interrompe a reação em cadeia de líquidos inflamáveis e, no caso de emergências do tipo C, por não conduzir eletricidade, ...
Em caso de incêndios provocados por materiais de fácil combustão, líquidos inflamáveis e relacionados à eletricidade, o ideal é usar extintor de incêndio abc. Com esse equipamento, sua residência ou empresa está segura no momento de extinguir um desses três tipos de incêndios, que estão entre os mais comuns.
O pó ABC, largamente utilizado na Europa e Estados Unidos, não é nocivo a saúde. Seu principal componente é o fosfato monoamônico, produto utilizado na fabricação de fertilizantes para uso agrícola. Além disso, o resíduo de pó ABC é caracterizado como não perigoso , de “classe II” conforme a norma NBR 10.
Bicarbonato de sódio, também chamado de Pó Químico BC, é usado para apagar incêndios de líquidos e gases inflamáveis e equipamentos elétricos. Fosfato monoamônico, também chamado de Pó ABC, extingue incêndios de sólidos, líquidos, gases e eletricidade.
2 – O monofosfato de amônia, pó químico do novo extintor ABC, é utilizado, de acordo com a FAO (Food and Agriculture Organization), órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), como aditivo alimentar, agente tamponante (regulador de PH), condicionador de massa e fermento.
Use uma solução de vinagre e água para remover os resíduos mais difíceis dos extintores de bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio. Você pode precisar usar uma grande quantia de água para limpar as superfícies porosas e materiais macios, como carpetes e cortinados, removendo a água e resíduos cm panos limpos.
A recarga de extintores somente pode ser feita por profissionais qualificados em empresas certificadas, sem qualquer alteração nas condições originais do material. A cada recarga, um anel de identificação é colocado no extintor, obedecendo a cor definida para o ano em vigor.
Essa manutenção é obrigatória e deve ser realizada a cada 12 meses, por uma empresa competente e registrada no INMETRO. É feita a desmontagem completa de todos os componentes do extintor para limpeza. ... Por fim o extintor é remontado e são colocados anel, trave, lacre, selo do INMETRO e termo de garantia.
A Norma ABNT NBR 12779 Mangueiras de incêndio – Inspeção, Manutenção e Cuidados. De acordo com a Norma ABNT NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada a cada 6 meses e ser submetida a ensaio hidrostático / manutenção a cada 12 meses.
Poucos gestores e responsáveis por imóveis tem a noção que a validade do teste hidrostático em mangueiras de incêndio é de 1 ano, sem exceção. Além disso, a cada 6 meses deve ser feita uma inspeção visual nas mangueiras, a fim de garantir sua integridade, caso o uso se faça necessário.
5.
A mangueira tipo 1 é indicada para pisos lisos. A mangueira tipo 2 é indicada para pisos de áreas comerciais e industriais. As mangueiras tipos 3 e 4 são são indicadas para pisos nos quais é desejável uma maior resistência à abrasão.
Hidrante ou boca de incêndio (AO 1945: boca-de-incêndio) é um terminal hidráulico com registro, dotado de mangueira e esguicho; localizados normalmente nas paredes dos corredores das edificações; conhecidos popularmente como "caixas de incêndio" por estarem nas paredes, dentro de caixas vermelhas sinalizadas.