O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (—) maior que o hífen. Seu uso é muito comum em textos narrativos, descritivos, dissertações e diálogos de modo geral, podendo até mesmo substituir outras pontuações.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Verbos auxiliares e Elementos de ligação
Os sinais de pontuação são recursos gráficos fundamentais para uma boa escrita, contribuindo para a coerência e coesão de textos. Dentre suas finalidades, o gramático Domingos Paschoal Cegalla destaca três: assinalar as pausas e as inflexões da voz (a entonação) na leitura; separar palavras, expressões e orações que devem ser destacadas; esclarecer o sentido da frase, afastando qualquer ambiguidade.
Porém, além do discurso direto, o travessão também é utilizado para substituir parênteses, vírgulas ou no lugar dos dois pontos. Sendo assim, o travessão, representado por um traço na horizontal (—) é uma forma de destacar trechos em um texto.
Emprega-se os travessões, bem como os parênteses, para destacar uma sigla de seu nome próprio no meio de uma frase. Exemplos:
1. Nas orações e expressões intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula, os parênteses, os colchetes ou os dois-pontos, separando-as da oração principal:
Além de saber utilizar o travessão é importante não confundir este sinal de pontuação com o hífen, caracterizado por ser um traço, também na horizontal, porém um pouco menor. Além disso, o hífen, diferente do travessão, é um tipo de sinal gráfico.
Provavelmente, você já deve ter notado histórias onde há falas de personagens e, antes da fala, colocamos um travessão (—). Este sinal de pontuação é utilizado, principalmente, no início do discurso direto, ou seja, para introduzir a fala de um interlocutor.
O travessão é um dos sinais de pontuação utilizado para indicar o discurso direto ou destacar trechos que se intercalam entre os textos, substituindo assim o uso da vírgula, por exemplo.
Fontes: Norma Culta, Toda Matéria e Português
Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.
No discurso direto, o travessão pode ser utilizado em três ocasiões: quando há mudança de interlocutores, quando a fala de algum personagem começa ou quando a narração muda para o narrador. Neste caso, a mudança ocorre por meio de um verbo de elocução, como perguntar, comentar, dizer, etc.
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.
Pode haver vírgula ou ponto e vírgula após o travessão. Nesse caso, ignore a existência dos travessões e do conteúdo que há dentro dele e foque no restante da oração. Caso haja necessidade de vírgula ou ponto e vírgula mesmo assim, use-os! Veja como:
II - Emprega-se o travessão duplo para isolar orações intercaladas, assinalar (no meio do período) uma reflexão ou esclarecimento, um comentário à margem, ou para destacar, enfaticamente, uma palavra ou frase num contexto: Um dos programas – monótono – foi sobre a merenda escolar.
Verificado por especialistas. a) A função do uso do travessão duplo é isolar uma frase explicativo intercalada na frase. ... No caso, é a frase "sejam eles claros, escuros, castanhos, azuis, não importa", que se refere ao olhos.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
A redação do Enem vale de 0 a 1.
Tangenciamento do tema Priorizar a análise parcial do tema, ignorando eixos fundamentais de discussão (palavras-chave), provoca perda frequente de ponto em redações Enem.