“O repositório temático da U.Porto dispõe de uma nova comunidade: a Biblioteca Digital de Arte (BDArt) da FBAUP. Esta colecção digital reúne documentos únicos e peças de informação de grande valor para as Artes em geral, que remontam ao século 18, período da antiga Academia Portuense de Belas Artes. Para além do espólio bibliográfico, a colecção inclui a produção de arquivo que congrega toda a documentação produzida em contexto institucional..” (Barroso & Azevedo, 2010, p. 3)
É nessa parte da estrutura do trabalho que se apresentam as discussões, os argumentos e os resultados da pesquisa científica. Por isso a grande relevância.
É um dos tipos de trabalhos científicos mais complexos, porque apresenta, de forma profunda, resultados de uma pesquisa sobre um problema, tema ou objeto de estudo muito bem delimitado.
Neste sentido, a principal característica da tese é apresentar um avanço significativo ou conhecimento inédito sobre uma área de estudo à comunidade científica.
A capa é o primeiro elemento obrigatório da estrutura de um trabalho acadêmico e serve para apresentar e identificar a pesquisa.
De acordo com a ABNT (NBR 6022), o trabalho científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
Os elementos textuais são aqueles onde o autor pode desenvolver o tema escolhido, é onde ele traz o fruto de suas pesquisas e sua idéia sobre o assunto em questão. Cada um dos elementos textuais tem pelo menos um objetivo principal.
Deve conter um esquema para a subordinação dos itens que o compõem, tanto em relação à formatação, quanto em relação à numeração. Ou seja, se o título de um capítulo estiver em letras maiúsculas, também deve estar em letras maiúsculas no sumário. A numeração também deve obedecer a mesma lógica.
Apresentam uma pesquisa extensiva de informações já publicadas sobre determinado tema, analisando e discutindo os fatos citados e colocando o tema na atualidade e as perspectivas para o futuro do objeto de pesquisa. Na maioria dos artigos de revisão são citadas, no mínimo, 100 fontes.
Embora cada área da ciência tenha um formato mais ou menos padronizado de apresentar seus trabalhos científicos, existem elementos que geralmente estão presentes em todos eles, que na maior parte das vezes segue a seguinte ordem:
A epígrafe é um pequeno texto, escrito em prosa ou em verso, em que são colocadas citações ou pensamentos que fazem sentido para o trabalho.
Em seguida, passa-se ao desenvolvimento da pesquisa. O desenvolvimento é, em linhas gerais, a parte essencial da pesquisa, visto que é nesse tópico que ela é exposta com maior aprofundamento.
De maneira geral, serve para apresentar os resultados ou o andamento de pesquisas científicas, de forma assertiva e breve. Ou seja, é uma peça de divulgação de pesquisa.
Então, por exemplo. você pode espeficar um prazo para escolher o tema, definir o problema de pesquisa, fazer as leituras sobre o tema X ou Y, para fazer os fichamentos…enfim, todas as tarefas que são necessárias para concluir o trabalho.
Um artigo pode ter origem a partir de um estudo bibliográfico, de uma pesquisa experimental ou mesmo derivar de trabalhos maiores e mais complexos. Pode, por exemplo, ser um resumo dos resultados de uma dissertação de mestrado ou de tese de doutorado.
A BDArt é o primeiro produto resultante da experiência de construção de bibliotecas digitais no repositório temático da U.Porto e ilustra o trabalho de uma equipa multidisciplinar (Barroso & Azevedo, 2010), constituída por elementos da Universidade Digital, Biblioteca Virtual, Equipa de Desenvolvimento SIGARRA, FEUP, FBAUP e FCNAUP.
Contudo, de maneira geral, é possível afirmar que a estrutura dos trabalhos compreendem os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Lembre-se, nesse ponto, que todas a autoria de todas as fontes deve ser devidamente creditada, através de citações e das referências.
Artigos científicos indexados positivamente pela CAPES qualificam seu trabalho e lhe dão maiores oportunidades, por exemplo: de conseguir financiamento para projetos, de ser selecionado para receber bolsas, ser convidado a participar de eventos científicos, além de contar pontos positivos em seu currículo Lattes para concursos.
A conclusão deve ser fundamentada no texto de seu trabalho, devendo conter deduções lógicas que correspondam aos objetivos da pesquisa.
Avaliar um mestrado ou doutoramento
Como fazer uma conclusão de redação?
Como fazer uma conclusão em 6 passos:
Como é feita a correção A redação é corrigida por dois avaliadores, que devem analisar o desempenho do participante de acordo com as cinco competências e atribuir uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das competências. A nota final do participante será a média aritmética desses pontos, que pode chegar até 1000.
(Dalmo de Abreu Dallari) Pode-se afirmar que esse trecho é uma dissertação: A)que consegue construir um protesto persuasivo com uma linguagem conotativa, construída sobre metáforas e metonímias esparsas, bem como com a predominância de orações subordinadas, próprias de uma linguagem formal, natural para esse contexto.
O que é dissertação? A dissertação é um gênero textual que utiliza a argumentação como base para a defesa de um ponto de vista. Dessa forma, o autor, ao discorrer sobre o tema e apresentar a sua tese, deve afirmá-la com o uso de dados, estatísticas, pesquisas, fatos, exemplos e citações, dentre outros.