São armazenados dois tipos de memória na depósito a longo prazo; episódico e semântico. O primeiro tipo é memória de episodico, ou um registro de experiências de vida pessoais e eventos. Informação em memória episodica é associada com um lugar e/ou tempo particular.
Funções mentais como sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, motivação, aprendizagem e etc, são caracterizadas na psicologia como “Processos Psicológicos Básicos”. ...
Recordar de algo que está ligado ao dia a dia também facilita o processo de aprendizado, o qual está ligado à enumeração temporal, uma das estratégias de memorização destacadas pela especialista. Este processo é dividido em três fases, denominadas aquisição, estocagem e recuperação.
Os três tipos de memorização: com qual você se identifica mais?
O primeiro tipo é a memória declarativa, através da qual se retém na mente a idéia de saber que algo aconteceu; o segundo é a memória de procedimentos ou não-declarativa, que conserva a noção de como se deu este evento.
As etapas do processamento da informação passam-se a dois níveis, interligados cognitivamente, a codificação e a memorização. Na codificação os elementos presentes são a atenção, a discriminação, e a categorização.
Há duas maneiras pelas quais o cérebro adquire e armazena informações: a memória de procedimento e a memória declarativa. Essas duas formas divergem tanto no que diz respeito aos mecanismos cerebrais envolvidos, como nas estruturas anatômicas.