A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), maior instituição pública de ensino superior da Bahia, fundada em 1983 e mantida pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria da Educação (SEC), está presente geograficamente em todas as regiões do Estado, estruturada no sistema multicampi.
A UNEB disponibilizou o boletim de desempenho dos candidatos do Vestibular 2020. O documento pode ser acessado no site do processo seletivo.
Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site vestibular.uneb.br.
terça-feira, 15 de outubro
1° fase
dia 26 de março
Matérias
Como falamos anteriormente, a prova de redação da UNEB aborda a produção coesa e clara de textos variados, de acordo com temas propostos que são conhecidos apenas no dia da aplicação.
O SISU UFBA é a principal forma de ingresso na universidade e utiliza as notas do ENEM. Para a maioria dos cursos, esta forma de seleção é exclusiva e depende de pontuação acima da nota de corte. Além do SISU, são também aplicadas provas de habilidade específica para cursos de graduação com foco na área artística.
O Curso de Medicina é ofertado no Departamento de Ciências da Vida - DCV, Campus I da UNEB localizado no Distrito Sanitário Cabula - Beiru (DSCB).
A UNEB possui 29 Departamentos instalados em 24 campi: um sediado na capital do estado, onde se localiza a administração central da instituição, e os demais distribuídos em 23 importantes municípios baianos de porte médio e grande.
A Unesp não calcula a nota de cada candidato com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item), como acontece no Enem. A conta feita na prova da 1ª fase é a seguinte: número de respostas certas X 100/ 90. A maior nota que o participante pode tirar é 100.
Para o cálculo da nota do ENEM, é usada uma régua de correção. Essa régua varia de 100 em 100 pontos, tendo o 500 como ponto central. Cada questão da prova é posicionada nessa régua, de acordo com seu grau de dificuldade. As perguntas medianas ficam perto do 500, as mais fáceis ficam abaixo e as mais difíceis, acima.