Confira os 6 direitos mais violados no Brasil.
Por meio de campanhas governamentais que sejam capazes de conscientizar sobre a importância da preservação das liberdades individuais e coletivas e dos Direitos Humanos. Trata-se de um dever do Estado que está exposto na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Partindo desta análise, pode-se afirmar que os direitos humanos são os direitos e liberdades básicas que devem gozar todos os seres humanos, pressupondo o acesso às condições elementares para o gozo de uma vida digna, além de garantir a liberdade de pensamento e de expressão e a igualdade perante a lei.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”.
Os Direitos Humanos surgem, então, como uma forma de amparar os mais diversos grupos que habitam nosso país, algo que é garantido em um dos capítulos mais extensos da Constituição de 1988. No artigo primeiro, ela consagra o princípio da cidadania, da dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho.
Os direitos humanos são princípios internacionais que servem para proteger, garantir e respeitar o ser humano. Devem assegurar às pessoas o direito de levar uma vida digna. Isto é: com acesso à liberdade, ao trabalho, à terra, à saúde, à moradia, a educação, entre outras coisas.