1º Ficam antecipados para os dias 20 e 21 de maio de 2020 os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra previstos no artigo 10 da Lei nº 14.
O que se comemora no feriado de 9 de Julho? Foi em 9 de julho de 1932 o dia em que motins armados organizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso (na parte que hoje é Mato Grosso do Sul) e Rio Grande do Sul começaram um levante para derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e elaborar uma nova Constituição.
Nessa data comemora-se a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, considerada a data magna do Estado de São Paulo.
A Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na madrugada desta sexta-feira, 22 de maio de 2020, o Projeto de Lei n° 351/2020, de autoria do governador João Doria, que antecipa para segunda o feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista de 1932).
Com 47 votos favoráveis e cinco contrários, o feriado de 9 de julho, que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932, vai ser antecipado para segunda-feira (25/5). O líder do governo na Alesp, deputado Carlão Pignatari (PSDB), observa a alteração da data como um motivo claro para o momento.
A data, quando é comemorada a Revolução Constitucionalista de 1932, normalmente seria feriado, mas o descanso foi antecipado para 25 de maio em um esforço para conter a propagação da Covid-19 no estado.
O Dia da Revolução Constitucionalista é comemorado anualmente em 9 de julho e considerado feriado estadual em São Paulo. Também conhecido por Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, esta data é uma homenagem ao movimento contra ditadura de Getúlio Vargas, realizado em 1932 pelos paulistas.
Com o apoio de grupos econômicos e políticos locais, o levante - que resultou no maior conflito militar do país no século 20 - teve início no dia 9 de julho de 1932, e terminou com a rendição do Exército Constitucionalista em 2 de outubro.
Datas comemorativas do dia 19 de Julho de 2020: Dia da Caridade. Dia Nacional do Futebol.
Apenas março e julho não teremos feriados nacionais e apenas um deles cairá em um domingo, o da Proclamação da República, em 15 de novembro. No entanto, no mesmo mês, mais de 1.
MOTIVO
Dos nove feriados nacionais prolongados em 2020, 5 são de origem Católica. Paixão de Cristo (10/4), Corpus Christi (11/6), Nossa Senhora Aparecida (12/12), Dia de Finados (2/11) e Natal do Senhor (25/11) cairão em segundas, quintas e sextas-feiras.
Feriados nacionais para o ano de 2021
Danilo Pieri Pereira: Carnaval não é feriado, e sim ponto facultativo, com ou sem pandemia. ... O Rio vai manter seu feriado de terça-feira (16) mesmo sem festas, enquanto São Paulo cancelou o ponto facultativo do funcionalismo e determinou que todos devem trabalhar.
Serviços de transporte coletivo, ônibus, trens e metrô funcionarão normalmente durante o Carnaval 2021 no Estado de São Paulo e também no Rio de Janeiro. Os serviços públicos seguem em funcionamento normal, tanto em São Paulo quanto no Rio, em razão do cancelamento do ponto facultativo.