Um memorial é a história da sua carreira. Trata-se de um documento no qual, ao invés de listar tudo o que você fez, em fascinantes tópicos latteanos, você explica as suas escolhas e realizações em texto corrido. Quando bem-feito, um memorial é um documento milhões de vezes mais informativo do que um CV para uma banca!
O Memorial é apresentado em concursos para ingresso e promoção na carreira docente e em exames de seleção ou de qualificação. Ele permite aos leitores perceberem o conjunto de atividades desenvolvidas e, principalmente, as impressões do autor sobre essas atividades, evidenciando seu amadurecimento profissional.
Como vimos, o memorial de formação é uma forma de registro de vivências, experiências, memórias e reflexões que vem se mostrando imprescindível, não só para tornar público o que pensam e sentem os profissionais e futuros profissionais, mas também para difundir o conhecimento produzido em seu cotidiano.
No memorial para o concurso de Professor Titular deverão ser destacados os títulos, trabalhos e atividades referentes aos cinco anos anteriores à inscrição, utilizando-se o sinal #. Sempre deverá ser indicada a data de realização de cada atividade e de publicação dos trabalhos.
DEFESA DO MEMORIAL – Articulação de seu percurso profissional/acadêmico com outras áreas do conhecimento e planos de atuação com ensino-pesquisa-extensão e administração acadêmica, numa perspectiva interdisciplinar.