Para comer a pitaya deve-se cortar a fruta ao meio, e comer somente a sua polpa. A polpa da pitaya também pode ser usada em saladas, para preparar suco ou vitamina, geleias, sorvetes ou doces.
Na hora de comprar a fruta, verifique se a pitaya está com casca dura e sem manchas ou rachaduras. Se sua casca estiver esverdeada, a fruta ainda não está madura. Por outro lado, se estiver amarelada e soltando líquido, significa que está madura demais (e até passou do melhor ponto para consumo).
Colha a pitaia quando ela ficar quase totalmente madura. A pitaia, diferentemente de outras frutas, não amadurece muito depois de colhida e, por isso, deve ser colhida quando estiver quase toda madura. Assim que a cor do fruto mudar de verde para amarelo ou vermelho, ela está pronta para ser colhida.
Existem três variedades de pitaya:
Significado de Saboroso adjetivo Que tem sabor ou gosto, delicioso, gostoso, deleitoso, saborido: comida saborosa. [Figurado] Engraçado, espirituoso: ditos saborosos.
Se a casca ceder um pouco, mas ainda assim se manter firme, significa que a fruta está no ponto certo. Use uma faca afiada para cortá-la ao meio e retirar o interior da pitaya com uma colher. Basta passar a colher pelas bordas da casca e remover, debaixo para cima, a sua polpa, de modo que você consiga desprendê-la.
Pitaya. Essa fruta exótica e que está muito na moda não é tóxica para os cães. Para ser oferecida ao cão, a pitaya deve ser descascada e oferecida somente a polpa. Por ser docinha, pode agradar à alguns cachorros.
Acrescente delicadamente a polpa de pitaia já amassada com um garfo e misture utilizando um batedor manual até homogeneizar. Leve ao freezer até a hora de servir. Você pode servir com chantili e calda de chocolate.
Como preparar as mudas Basta retirar sementes de frutas maduras, separá-las, lavá-las com água corrente e imediatamente semeá-las. As sementeiras devem ter areia lavada ou substrato específico para produção e propagação de mudas.
Para fazer a propagação de pitaya por estaquia, retire as estacas cuidadosamente de uma planta saudável, respeitando as articulações do caule. Plante-as em um local escuro, de preferência em um vaso com solo bem drenado, já que as regas devem ser diárias no primeiro mês.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Em um liquidificador ou processador, bata as frutas assadas até obter uma farinha homogênea. A farinha de pitaya deve ser armazenada em embalagem escura para evitar a oxidação e, preferencialmente, sem contato com ar.