Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.
O sal na água amolece o legume, enquanto que o ácido (vinagre ou limão) enrijece. Por isso, as avós diziam que colocar bicarbonato de sódio na água tornava o cozimento mais rápido. Nutricionistas, porém, não recomendam o uso do bicarbonato.
"O branqueamento é uma técnica de congelar legumes e vegetais ideal para correria do dia a dia. O processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro.
Para descongelar seus legumes, a forma mais prática é cozinhando eles de fato. Assim você não perde tempo e nem faz aquela bagunça na cozinha, sujando muita louça. Outro método é utilizar o vapor da água. Esse processo é um pouco mais demorado, mas você tem um pouco mais de controle do cozimento dos legumes.
Já a melhor técnica para descongelar a comida é retirá-la do freezer ou do congelador e colocá-la na geladeira. Sim, você precisará ter um pouco mais de paciência, mas em compensação, terá a garantia de alimentos saborosos, livres de bactérias e outros micro-organismos, além de ter todos os nutrientes preservados.
Para isto, basta mergulhar cerca de 300gr de vegetais em 2,5 litros de água fervente. Deixá-los imersos de 1 a 10 minutos, de acordo com o grau de dureza do alimento. Depois, é necessário resfriá-los em um recipiente com gelo, para só então secá-los e embalá-los.
Pode ir direto do freezer para a panela. *Chuchu – Corte e escalde de um a dois minutos.
- Chuchu: corte em cubos e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 8 meses. O chuchu depois de congelado fica mole, mas pode ser usado para fazer uma bela sopa!
A nutricionista também apresenta uma forma para armazenar e conservar legumes, como cenoura, batata, abobora e chuchu. Segundo ela, os legumes devem ser colocados cinco minutos em água fervendo, e depois cinco minutos em água gelada. Após esse processo eles devem ser congelados, ou em saco plástico ou em embalagens.
– Faça o processo de branqueamento: ferva 1litro de água e adicione 100g de abóbora. Deixe 2 minutos. Retire com uma escumadeira e coloque em um recipiente com água e gelo. Deixe a abóbora na água gelada até ela esfriar.
Olha que maravilha, dependendo da espécie, principalmente as de casca bem grossa como a moranga e a cabotiá, podem ser armazenados até 6 meses na ausência de luz, em local bem ventilado e frio.
Instruções
Descongelando e cozinhando as batatas. Se tiver tempo, descongele as batatas cruas ou cozidas por um ou dois dias na geladeira. Tire-as do congelador e coloque o recipiente hermético ou saco com fecho zip em uma prateleira da geladeira por um ou dois dias. Assim, dá tempo de descongelar os legumes.
No Vapor: Encha uma panela com água (uns 3 cm), e coloque uma peneira ou escorredor de macarrão por cima, adicione o brócolis congelado, cubra com uma tampa e deixe o vapor descongelar os brócolis para você, o tempo pode variar de acordo com a quantidade de brócolis que você adicionou, então fique de olho para não ...
Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Depois de descongelados, precisam necessariamente passar por alguma forma de cozimento. ... Agora, tem vegetal que não fica bom depois de congelado, mesmo com todos os cuidados. Por exemplo: abobrinha e batata.
A abobrinha crua fatiada ou picada se manterá fresca na geladeira por cerca de dois a quatro dias. As abobrinhas inteiras podem ser armazenadas na geladeira por uma a duas semanas, mas duram mais e mantêm uma melhor textura e sabor se forem armazenadas em uma despensa.
Guardando na geladeira. Mantenha a abobrinha inteira, seca e não lavada. A abobrinha cortada pode estragar mais rapidamente, portanto, deixe-a inteira na geladeira. Não lave o vegetal antes do armazenamento, pois o excesso de água também o estragará rapidamente.
Coloque o espaguete de abobrinha em uma vasilha grande. Antes de congelá-lo, é importante secar o macarrão o máximo possível. Se estiver úmido, ele perderá o formato e a textura quando ficar armazenado por um período longo, ficando murcho e nada apetitoso ao ser descongelado.