O lado oculto da Lua (também chamado de lado negro da Lua ou lado escuro da Lua) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra em decorrência da Lua estar em rotação sincronizada com a Terra.
O brilho da Lua é reflexo da luz do Sol. Da mesma forma que os planetas, ela não tem luz própria. ... O Sol ilumina a metade da esfera lunar e, daqui da Terra, vemos apenas a metade da porção iluminada pelo Sol, isto é, 1/4 da Lua.
quando a metade do planeta esta iluminado pelo dia (sol) a outra parte do planeta esta virado para lua (noite) até o planeta fazer uma rotação completa de 24hrs e a parte que estava clara fica escuro e a parte escura fica clara.. espero ter ajudado!
Resposta. Resposta: 24 horas ja que de dia a luz do próprio sol ilumina e de noite o sol reflete na lua e ilumina a terra mais se for falar em quantas horas o próprio sol se ilumina ele passa 12 h até que a noite chegue espero ter ajudado vc ...
Em conjunto com asteroides, cometas e planetas-anões nas bordas distantes, todos estes corpos astrais orbitam a estrela que nós chamamos de Sol. A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol e está na distância exata para um planeta com vida.
A Terra é um dos oito planetas que compõem o Sistema Solar, localizado na Via Láctea. É considerado o maior em diâmetro e densidade dentre os planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte).
A terra ocupa a 3ᵃ posição no Sistema Solar.
O Sistema Solar fica num dos braços da Via-Láctea. ... Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, que era considerado um planeta, foi "rebaixado" na sua classificação astronômica.
Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno. Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.
Atualmente Plutão está a 32,9 UA do Sol. Plutão foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh e até 2006 foi considerado o nono planeta do Sistema Solar.
É um anão! Ou seja, para ser um planeta, o caminho que o astro faz em torno do Sol não pode conter asteroides ou outros objetos que atrapalhem a órbita. Já um planeta anão, como Plutão, é aquele que não conseguiu limpar a própria órbita depois da formação.
Mas, em 2006, uma mudança na definição da União Astronômica Internacional sobre o que é um planeta fez com que Plutão mudasse de categoria para planeta anão. Ele cumpre dois dos critérios para ser enquadrado como planeta, mas não um terceiro, o de ter uma órbita livre.
Resposta. Resposta: Os planetas do sistema solar foram ordenados de acordo com a massa deles. Durante a formação do Sistema Solar, os planetas mais leves foram arremessados para mais longe do Sol, e os mais pesados ficaram mais perto do Sol.
Resposta: a formação do sistema solar deve ter por volta de cinco bilhões de anos e surgiu de um redemoinho de nuvem de gás e poeira. Essa nuvem é conhecida como Nuvem Solar Primitiva, e foi a partir desse momento, que houve o início da formação do Sistema Solar.
Segundo uma parcela da classe científica os planetas e os astros teriam sido formados a partir de fragmentos de poeira oriundas do sol há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. ... Outras aglomerações se compactaram em partes maiores de gases, dessa forma derivou os planetas de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Os cometas são formados basicamente de gelo, poeira cósmica ultramicroscópica e gases congelados. Esse material forma o núcleo cometário. ... Com os gases, saem também os grãos de poeira cósmica. A mistura de gás e poeira cósmica é chamada coma ou cabeleira.
Acredita-se que os cometas de período curto tenham sua origem no Cinturão de Kuiper, ou em seu disco de espalhamento, que fica além da órbita de Netuno. Já os cometas de longo período, acredita-se que se originam na Nuvem de Oort, consistindo de restos da condensação da Nebulosa solar, bem além do Cinturão de Kuiper.
A Terra passou por períodos de mudanças abruptas e catastróficas, alguns devido ao impacto de grandes asteroides e cometas no planeta. Poucos destes impactos causaram mudanças climáticas massivas e a extinção de grande número de espécies de plantas e animais.
Chamamos essa nuvem de cabeleira (ou coma) do cometa. Parte do material dessa nuvem será "soprado" pelo "vento solar" no sentido contrário ao que o Sol se encontra, formando a cauda do cometa. Em termos de Sistema Solar, a Terra se encontra próxima do Sol.
Os cometas representam todo o misticismo dentro do universo dos sonhos, inclusive pelo fato de serem fontes de energização que atrai o cosmo em favor de quem sonha. Sonhar com cometa é receber bons fluídos e muita sorte que podem se transformar em sucesso, alegrias e muitas vitórias.