Por que existem tantos índices de inflação? Há vários índices que mostram o quanto os preços sobem ou descem em determinados períodos. Cada índice aponta uma inflação “diferente”: isso acontece porque a alta de preços não atinge todo mundo da mesma forma.
Em Economia, a inflação é definida como o aumento geral dos preços de bens e serviços, com consequente redução do poder de compra do dinheiro. À medida que crescem os índices de inflação, a moeda perde valor, fazendo com que os mesmos produtos sejam adquiridos por uma quantia maior de dinheiro.
Uma inflação muito elevada desvaloriza a moeda de um país e reduz o poder de compra da população. Além disso, passa a criar um ambiente desfavorável para investimentos e a geração de empregos. Inflações extremamente elevadas são conhecidas como hiperinflação.
Uma inflação elevada prejudica ainda mais a distribuição de renda no país, pois a classe média e a classe alta têm condições de se proteger contra os piores efeitos da inflação. ... O grande prejudicado é o trabalhador de baixa renda e baixa qualificação./span>
"A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período." "É o crescimento persistente e generalizado do nível de preços. A inflação é um fenômeno de longo prazo."
As conseqüências da inflação sobre o poder aquisitivo são bem diretas. A inflação deve ser vista como o preço de todas as coisas, se todas as coisas ficam mais caras e os salários não aumentam, você têm menos coisas que pode comprar, em termos técnicos o seu poder de compra é corroído./span>